Feira Cultural 2015

Conheça os projetos da Feira Cultural .

1º ano A – ESTRELAS E CONSTELAÇÕES

A turma do 1° ano A, desde o início do ano, demonstrou interesse por fatos e informações relacionadas ao universo, aos planetas e às estrelas. Os alunos traziam relatos de observações do céu noturno. E, com isso, fechamos o tema de nosso projeto: “Estrelas e Constelações”.
Tivemos como objetivo nos apropriar de informações precisas e confronta-las com as de nosso cotidiano como, por exemplo, histórias que avós contaram sobre constelações, o sol e nossa relação com eles.
Neste espaço, você encontrará diversas informações sobre as estrelas, mitos sobre algumas constelações, luminárias que representam as imagens do céu noturno, iluminadas pelas luzes piscantes, e uma linda representação das constelações de Órion, Centauro, Cruzeiro do Sul e Escorpião.
Entre, desfrute e aprenda apreciando e interagindo com o nosso espaço!

 

1º ano B – DEUSES GREGOS E EGÍPCIOS

Raios, trovões e tempestades. O inexplicável!
Em tempos nos quais a ciência ainda engatinhava, os mitos eram um meio de gregos e egípcios explicarem a existência de eventos da natureza. Usavam de muita imaginação para tentar esclarecer dúvidas que afligem a humanidade!
Neste espaço você conhecerá as descobertas feitas pelos alunos do 1° B sobre deuses cultuados por estes povos, suas histórias e concepções.

 

2º ano – MOEMA E SUA HISTÓRIA

O ponto de partida dos estudos do 2º ano foi a história de cada aluno: Quem sou? De onde venho? Onde moro?
Ampliando os assuntos, falamos de descendências a partir do levantamento dos sobrenomes, abordamos a questão da imigração, vimos diferentes tipos de moradias e entramos em discussão a respeito de como os bairros são formados até, finalmente, chegarmos à história de Moema – bairro do CEB.
Embarquem em nosso bonde e aceitem o convite para que conheçam, reconheçam, descubram e redescubram o bairro de Moema!

 

3º ano – SUPER-HERÓIS E EDUCAÇÃO FINANCEIRA

“Em tempos de crise, quem consegue se organizar bem financeiramente é um super-herói!”
O projeto Super-heróis teve início na Semana de Leituras com o livro “O Guia dos Curiosinhos”, de Marcelo Duarte. Dentre curiosidades, pesquisas, brincadeiras e muita leitura, um desafio lançado: criar um super-herói atual que nos salve dos problemas que enfrentamos.
O trabalho com Educação Financeira é um projeto amplo, para o ano inteiro. O objetivo na Feira Cultural é compartilhar com todos algumas de nossas constatações e “descobertas”, por meio de jogos criados pelos alunos envolvendo situações atuais, a organização de um banco e o uso social do dinheiro.

 

4º ano – ENCANTOS DAS REGIÕES NORTE E SUL DO BRASIL

O 4º ano, durante seus estudos, fez uma viagem pelas Regiões Norte e Sul do Brasil visitando a diversidade da cultura popular brasileira.
Para construir os trabalhos, os alunos experimentaram cheiros, sabores, olhares, sons e puderam assim, conhecer o encantamento das festas e danças, dos contos e lendas, do artesanato e da deliciosa culinária, além da história e os países que influenciaram a formação dos hábitos e costumes destas regiões.
Todos estão convidados para nossa viagem!

 

5º ano – A CIDADE IDEAL

O eixo central do trabalho do 5oano foram os estudos acerca dos problemas brasileiros.
Os alunos montaram uma “cidade ideal” baseada nas discussões realizadas nas aulas de Geografia e Ciências. Para tal, mobilizaram conhecimentos acumulados no decorrer do Ensino Fundamental 1 (formação dos bairros, cidades, desenvolvimento do comércio, formação da população e sustentabilidade) aliados ao panorama atual.
Um toque de sensibilidade, diante de questões tão difíceis do nosso cotidiano, ficará por conta das poesias que serão oferecidas aos visitantes. Aproveitem!

 

5º ano – CRIAÇÃO DE DANÇA

O projeto Criação de Dança do 5º ano teve início com a elaboração de sequências coreográficas em duplas e trios. Ao longo dos ensaios, as alunas se organizaram em grupos. Cada grupo ficou responsável por criar sua própria coreografia. Para finalizar, os grupos se uniram para encerrar a dança, mesclando sequências criadas pelos grupos.
Com a coreografia pronta, teve início a produção do registro de imagem. Para isso, três grupos foram criados, com tarefas distintas.
Grupo cenário – responsável por escolher um local para a filmagem da coreografia e elementos cenográficos.
Grupo figurino – responsável pela pesquisa de roupas e acessórios que foram usados na gravação.
Grupo filmagem – responsável por captar as imagens da coreografia.
Conheça um pouco do nosso trabalho em Dança assistindo ao nosso vídeo.

 

6º a 9º ano – Aliens

Somos únicos, mas não os únicos.
“Existem muitos mundos, ou há somente um único? Essa é uma das questões mais nobres e exaltadas no estudo da natureza.” SANTO ALBERTO MAGNO, século XIII.
O objetivo do projeto é levar nossos alunos e os visitantes da Feira a um contato com a grandiosa aventura científica – talvez a mais intrigante e importante da humanidade – a existência ou não de vida em outros planetas. A começar pelo início de tudo. De onde surgiu essa ideia de procurar ETs?
Desafiados a encontrarem temas para a Feira Cultural de 2015, os alunos nos trouxeram suas curiosidades e dentre elas estava o estudo sobre aliens e OVNIs.
Desde abril, muitos foram os encontros para os estudos, inferências, troca de ideias e decisões a serem tomadas com relação à apresentação.
O resultado está nas seis estações a serem visitadas.
Façam suas descobertas e tirem suas próprias conclusões.

 

6º a 9º ano – MITOLOGIA

Neste espaço você fará uma visita ao universo da mitologia hindu, grega, chinesa, egípcia, céltica e nórdica.
Nosso trabalho de criação buscou a revisão dos temas que ainda mexem com nossa concepção de vida e de mundo. Afinal, por que os mitos nos tocam, e de modos tão diferentes?

 

6º a 9º ano – ARTE EM MOVIMENTO

A pesquisa desenvolvida tem como ponto de partida a curiosidade dos alunos sobre Cinema, Música e Dança. Descobrimos elos importantes entre as três manifestações artísticas e escolhemos o MOVIMENTO como fio condutor para ligar essas três artes.
A partir desse ponto, decidimos pesquisar a origem desses três segmentos para entender a importância e as influências dessas manifestações artísticas ao longo do tempo.
Pensando nisso, construímos uma linha do tempo para cada um desses segmentos, onde é possível entender os principais passos dessa trajetória e evolução artística. Escolhemos os principais acontecimentos e aprofundamos o estudo com o intuito de entender e comparar o cinema, a música e a dança desde sua origem até a contemporaneidade.
Da criação de um roteiro inédito até a produção da filmagem de um curta metragem, passando por experimentos auditivos e estudos de nuances musicais, até experimentações corporais e sensoriais através de vivência rítmica da dança, o visitante encontrará elementos e informações históricas produzidas pelos alunos.

 

6º a 9º ano – MUNDO MICROSCÓPICO

Visitando o nosso projeto, você aprenderá mais sobre o sistema imunológico e alguns agentes infecciosos. Venha vê-los de perto!
De uma forma diferente, você poderá descobrir como o nosso corpo lida com microrganismos invasores.
Durante o nosso trabalho, pesquisamos sobre algumas doenças e os diferentes organismos causadores das mesmas. Também buscamos entender como o sistema imunológico age para proteger o nosso corpo.

 

6º a 9º ano –LÍDERES QUE MUDARAM O MUNDO

Aqui vocês conhecerão um pouco da história dos líderes que mudaram o mundo! Líderes de guerra e de paz, líderes políticos, líderes da luta pelos direitos humanos e igualdade racial e um líder da comunidade científica.
Em nossas pesquisas, descobrimos que esses ícones, mesmo em épocas distintas, contribuíram para a formação da nossa História e deixaram um legado por justiça, igualdade e luta, que permanecerá no mundo todo, por muitas gerações.

 

6º a 9º ano – MONUMENTOS HISTÓRICOS DE SÃO PAULO

O coração de São Paulo está no CEB! Aqui vamos contar a história da nossa cidade, passando pelos mais belos monumentos que marcaram e ainda estão presentes na vida dos paulistanos.
Foram muitas pesquisas, visitas, observações e trocas de informações que nos ajudaram a construir aqui um pedaço na nossa história!

 

6º a 9º ano – ESPORTE COMO FENÔMENO SOCIOCULTURAL

Na socialização e transmissão de valores, como instrumento de educação e saúde, no estímulo da expressão de emoções, como elemento de história e cultura, o esporte tem um importante papel na formação do homem e da sua vida em sociedade.
O esporte se manifesta de várias maneiras, contribuindo para a valorização do movimento e proporcionando a qualidade de vida, saúde e lazer de seus praticantes.
O trabalho hoje apresentado passou por etapas como pesquisas sobre o tema – vídeos, pesquisas em sites, livros e conversas. A partir disso, os alunos levantaram ideias para a construção do projeto, alinharam o que foi proposto e destacaram os seguintes subtemas:
Esportes populares em diferentes países;
Esportes radicais;
Esporte contra o racismo;
Olimpíada e Paraolimpíada;
Esporte, saúde, qualidade de vida e lazer.