Palestra com o Fundamental 2

Finalizando o ciclo de palestras do Fundamental 2, o tema de hoje reuniu alunos e alunas do CEB para falar sobre Machismo Estrutural.
Desta vez, foi a professora Carol, de Geografia e Atualidades, que sensibilizou e propôs a todos uma reflexão sobre o que é Machismo Estrutural e como está inserido na sociedade. Propôs a desconstrução de padrões relativos ao Feminino e Masculino.
A partir do resgate da importância da tomada de consciência de uma sociedade estruturada num sistema patriarcal, foram discutidos caminhos possíveis para mudanças.
A sensibilização, o exercício de colocar-se na posição do outro e a tomada de consciência, são passos necessários para uma nova realidade. Conversamos sobre a presença do machismo disfarçado em nosso cotidiano e conceitos como: mansplaining, manterrupting, gaslighting, bropriating.
Ao final, as alunas deram depoimentos emocionantes sobre como preferem ser reconhecidas e tratadas. Olhando para os meninos, puderam dizer, por exemplo, que ficam muito felizes quando um jogo delas é prestigiado por eles, que ficam felizes com a torcida, mas que ao ouvirem comentários sobre o short que usam para jogar, se incomodam. Uma de nossas jogadoras de futebol, também relatou que gostaria de simplesmente ser respeitada porque gosta de futebol ao invés de ter que comprovar que entende de futebol.
No CEB é assim: com olho no olho e muito respeito, cada dia formamos mais gente capaz de melhorar o mundo!

Confira fotos aqui e em nosso perfil no Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *