Desde o Berçário até o 9º ano, o CEB compromete-se com o processo de formação dos alunos e com o desenvolvimento de conteúdos capazes de potencializá-los para viver bem e para serem pessoas de bem. O trabalho vai além da transmissão de informações e da construção de conceitos, que são fundamentais e identificam o papel da escola. É preciso ensinar os alunos a buscar, analisar, interpretar e redimensionar as informações e conceitos. É preciso ensinar-lhes a aprender e continuar aprendendo. É preciso ensinar-lhes a pesquisar, questionar, refletir e expressar suas ideias e pensamentos com base em argumentos construídos a partir desse processo.

Após 14 anos, é momento de escolher a Escola de Ensino Médio.

Os excelentes resultados obtidos pela maioria dos ex-alunos em outras escolas, após a conclusão do Ensino Fundamental no CEB, são um dos indicadores da realização dessas metas. Eles têm sido os melhores divulgadores de todo esse trabalho e resultou na parceria e convênio com algumas escolas de Ensino Médio de reconhecida qualidade.

Bandeirantes e Móbile

O CEB tem convênio formal com o Colégio Bandeirantes e com a Escola Móbile, pelo qual os alunos que forem indicados pela equipe docente e de Orientação terão sua matrícula automaticamente efetuada para os estudos no Ensino Médio, sem necessidade de qualquer processo seletivo. A indicação está condicionada a critérios estabelecidos pelo CEB, relacionados ao desempenho escolar e a aspectos educacionais dos alunos ao longo do Ensino Fundamental e especialmente durante o 9º ano.

Bem-vindo CEB

Os alunos do CEB são bem-vindos nas escolas parceiras: Escola Nossa Senhora das Graças (Gracinha)Escola Vera Cruz, FECAP Pueri Domus onde são acolhidos de acordo com os critérios estabelecidos por cada uma delas. Estas não são as únicas escolas para onde vão nossos alunos. O CEB colabora com as famílias e alunos que desejarem orientação na escolha da escola adequada ao perfil do aluno, independentemente de parcerias.

Transição

Preocupado com a etapa de transição para alunos e famílias, no início do 9º ano, o CEB realiza uma reunião denominada Passagem para o Ensino Médio. Todas as famílias devem participar. Nessa são esclarecidos o trabalho que será realizado com os alunos durante o ano letivo, características da adaptação ao Ensino Médio, a importância do acompanhamento das famílias durante essa adaptação, critérios para a escolha da nova escola e detalhes das parcerias do CEB com escolas de Ensino Médio.