Brinquedos infantis como ferramentas educativas 

19 de setembro de 2023 | Educação Infantil

– Você se lembra de seus primeiros brinquedos?  

Por que você quer dar um brinquedo a uma criança? Ele é para entreter? Para alguma terapia? Educar? Ensinar o quê? Será para ajudar na criatividade, na resolução de problemas? Desenvolver habilidades motoras? Muitas vezes, na compra de brinquedos já demonstramos, inclusive, nossos valores. Será uma boneca negra? Uma casinha para meninas e caminhões para meninos? Artesanal ou industrial? Será um objeto para manipular ou será um brinquedo digital? Há princípios por trás dessas escolhas, especialmente quando falamos em brinquedos para educação infantil.  

Os brinquedos infantis são muito importantes para ajudar as crianças a aprender, se divertir e explorar um mundo que se apresenta novo, cheio de possibilidades, estimulante. 

Brinquedos são uma oportunidade para as crianças desenvolverem diversos tipos de habilidades, além da concentração, algo cada vez mais importante em um mundo tomado por tantos estímulos e distrações em forma de telas. 

A criatividade e imaginação que fazem parte do mundo do faz-de-conta infantil tem no brinquedo um grande aliado. Mas não importa a intenção, brinquedos devem ser divertidos! Nada que não chamar a atenção da criança, que não for estimulante e contribuir para o bem-estar dela cumprirá qualquer papel, seja educativo e de entreter.  

Para além dos objetivos e qualidades educativas ou de entretenimento, eles devem ser seguros e simples. Somente assim, as crianças poderão desenvolver autonomia e ter a confiança de atuarem sozinhas. 

Tipos de brinquedos para educação infantil: 

  • – Construção: Ajudam no desenvolvimento da construção motora, na destreza das mãos, na capacidade de visualizar o todo a partir das partes e na atenção. Quebra-cabeças e diferentes jogos de construção, como o lego; 
  • – Físicos: São os que têm a predominância da força, agilidade e velocidade. Bola, bicicleta, corda são alguns exemplos; 
  • – Simbólicos: São ligados à representação de personagens em diferentes situações. Ajudam na linguagem, criatividade e compreensão do mundo. Bonecas, bonecos, cenários como cozinhas, salas de aula, etc; 
  • – Com regras: Ajudam no raciocínio lógico, estratégia e respeito a regras. São exemplos: jogos de carta e tabuleiro
  • – Não estruturados: são objetos não originalmente criados como brinquedos que ajudam na criatividade, linguagem e imaginação. Caixas e tecidos são alguns exemplos. 

Alguns benefícios:  

  • – Desenvolver a criatividade e a imaginação; 
  • – Aumentar a capacidade de resolução de problemas; 
  • – Aprender a seguir regras; 
  • – Trabalhar cooperativamente; 
  • – Desenvolver procedimentos e noções em matemática, línguas e ciências; 
  • – Elaborar estratégias. 

A própria relação da criança com seus brinquedos pode trazer muitos conhecimentos sobre uso consciente de recursos da natureza, a reflexão sobre consumismo e o autoconhecimento a partir do reconhecimento dos seus interesses à medida que ela fica mais velha.  

🧒 Saiba como desenvolver a capacidade de escolha em seus filhos. 👧

Os brinquedos infantis podem também ajudar na criação de vínculos e memórias. Você se lembra dos seus brinquedos preferidos quando tinham a idade de seus filhos? 

Em resumo: 

  • – Na compra de brinquedos já demonstramos, inclusive, nossos valores. Há princípios por trás dessas escolhas;  
  • – Brinquedos pedagógicos para educação infantil são uma oportunidade para as crianças desenvolverem a concentração, algo cada vez mais importante em um mundo tomado por tantos estímulos e distrações; 
  • – A criatividade e imaginação têm no brinquedo um grande aliado; 
  • – Mas não importa a intenção, brinquedos devem ser divertidos! Nada que não chamar a atenção da criança, que não for estimulante e contribuir para o bem-estar dela cumprirá qualquer papel, seja educativo ou de entreter.  

O Post não tem posts relacionados no momento

Receba notícias sobre a CEB. Inscreva-se

Entre em contato pelo WhatsAppÍcone do Whatsapp
Entre em contato pelo WhatsApp
Ícone do Whatsapp