- Faça diferente, faça menos, não faça.
O ciclo do ano letivo é longo e bastante cansativo para muitos, sejam alunos, educadores ou família. Então, nas férias é hora de fazer diferente, de fazer menos, de não fazer. Desligar-se das tomadas que cultivamos ao longo do ano: manter-se informado, agenda cheia, preocupações com prazos. Em poucas semanas, toda essa rotina virá com força renovada, por isso é a hora de descansar, de distanciar-se da rotina, do modo de fazer ao qual nos acostumamos. Será que não há outras formas de fazer?
Primeiramente, para começar um período mais longo de descanso, o primeiro passo é não encher a agenda de coisas a fazer, portanto, libertar-se daquela necessidade de manter-se ocupado, de ser produtivo ou viver sempre estimulado por alguma atividade ou da novidade de que “todos estão falando”. Em vez de planejar três programas diferentes para o dia seguinte, eleja somente um e veja o que acontece durante o dia. Faça pausas maiores entre atividades.
Nas férias, cuidado com as agendas cheias de locais que parecem que a única missão é a de deixar vocês e seus filhos o maior tempo possível ocupados: de manhã, à tarde e à noite: recreação, recreação e mais… recreação.
Que tal vivenciar o silêncio juntos? Aproveitar a oportunidade de estar junto e sintonizado com a família, estar confortável com o seu silêncio e com o silêncio do outro quando estamos juntos. Que tal cultivarmos o hábito de pequenos silêncios diários? Breves “desliga/liga”, algo como “restarts” de equipamentos digitais, reinícios diários. Cultivar breves silêncios nos ajudam, e muito, a organizar nossas ideias, ver novas formas de enfrentar ou vivenciar situações.
Há vários tipos de cansaços: físico, mental, emocional, sensorial, social e criativo. Ao longo do ano, muitas vezes sem ter consciência, acumulamos diversos tipos de cansaço e quanto mais negligenciamos o mal que isso causa, mais difícil será lidar com as consequências. Por isso, para vários tipos de cansaço, há vários tipos de descanso:
– Inatividade corporal;
– Relaxamento dos sentidos;
– Esquecimento de problemas;
– Renovação de foco;
– Meditação;
– Mudança de hábito.
O que é descanso para você? Não fazer nada? Fazer muito, mas tudo diferente? Não ter compromisso? Às vezes, não fazer nada também cansa. Afinal, descansar é diferente para cada um.
– Nas férias é hora de fazer diferente, de fazer menos, de não fazer;
– Liberte-se daquela necessidade de manter-se ocupado;
– Esteja confortável com o seu silêncio e com o silêncio do outro quando estamos juntos;
– Descansar é diferente para cada um.
O Post não tem posts relacionados no momento