É hora de (aprender a) descansar 

19 de dezembro de 2023 | Férias

- Faça diferente, faça menos, não faça.

O ciclo do ano letivo é longo e bastante cansativo para muitos, sejam alunos, educadores ou família. Então, nas férias é hora de fazer diferente, de fazer menos, de não fazer. Desligar-se das tomadas que cultivamos ao longo do ano: manter-se informado, agenda cheia, preocupações com prazos. Em poucas semanas, toda essa rotina virá com força renovada, por isso é a hora de descansar, de distanciar-se da rotina, do modo de fazer ao qual nos acostumamos. Será que não há outras formas de fazer?  

Primeiramente, para começar um período mais longo de descanso, o primeiro passo é não encher a agenda de coisas a fazer, portanto, libertar-se daquela necessidade de manter-se ocupado, de ser produtivo ou viver sempre estimulado por alguma atividade ou da novidade de que “todos estão falando”. Em vez de planejar três programas diferentes para o dia seguinte, eleja somente um e veja o que acontece durante o dia. Faça pausas maiores entre atividades. 

Nas férias, cuidado com as agendas cheias de locais que parecem que a única missão é a de deixar vocês e seus filhos o maior tempo possível ocupados: de manhã, à tarde e à noite: recreação, recreação e mais… recreação.  

Silêncio 

Que tal vivenciar o silêncio juntos? Aproveitar a oportunidade de estar junto e sintonizado com a família, estar confortável com o seu silêncio e com o silêncio do outro quando estamos juntos. Que tal cultivarmos o hábito de pequenos silêncios diários? Breves “desliga/liga”, algo como “restarts” de equipamentos digitais, reinícios diários. Cultivar breves silêncios nos ajudam, e muito, a organizar nossas ideias, ver novas formas de enfrentar ou vivenciar situações. 

Para vários cansaços, vários descansos 

Há vários tipos de cansaços: físico, mental, emocional, sensorial, social e criativo. Ao longo do ano, muitas vezes sem ter consciência, acumulamos diversos tipos de cansaço e quanto mais negligenciamos o mal que isso causa, mais difícil será lidar com as consequências. Por isso, para vários tipos de cansaço, há vários tipos de descanso: 

– Inatividade corporal; 

– Relaxamento dos sentidos; 

– Esquecimento de problemas; 

– Renovação de foco; 

– Meditação; 

– Mudança de hábito. 

O que é descanso para você? Não fazer nada? Fazer muito, mas tudo diferente? Não ter compromisso? Às vezes, não fazer nada também cansa. Afinal, descansar é diferente para cada um.  

Em resumo

– Nas férias é hora de fazer diferente, de fazer menos, de não fazer; 

– Liberte-se daquela necessidade de manter-se ocupado; 

– Esteja confortável com o seu silêncio e com o silêncio do outro quando estamos juntos; 

– Descansar é diferente para cada um. 

O Post não tem posts relacionados no momento

Receba notícias sobre a CEB. Inscreva-se

Entre em contato pelo WhatsAppÍcone do Whatsapp
Entre em contato pelo WhatsApp
Ícone do Whatsapp