Ler e Escrever na Educação Infantil

28 de novembro de 2024 | Educação Infantil

– “A leitura e a escrita têm muito a oferecer, mas exigem algo em troca.” 

Você talvez não se lembre do que aconteceu quando aprendeu a ler e escrever. Qual foi a sensação de fazer parte do mundo daqueles que decifram códigos impossíveis de entender até então? É possível arriscar que você tenha ficado mais autoconfiante, tenha se sentido mais inteligente, mais forte por ter enfrentado e vencido um desafio. 

Se antes o domínio da leitura exigia o empenho do aprendizado, agora é necessário também, e talvez principalmente, cultivar o foco em um mundo com inesgotáveis distrações e impaciências. É cada vez mais comum um texto perder a atenção do leitor antes de chegar ao seu final. Você chegou até aqui? 

O texto oferece conhecimentos e reflexões essenciais nas ciências, nas artes, no mundo do trabalho, mas cobra em troca a atenção diligente de quem se dedica à sua leitura. Aí está uma preocupação quando vemos as dificuldades crescentes, geração após geração, em dedicar tempo a ela. 

Ambiente leitor em casa: Como incentivar a Ler e Escrever?

É na escola que a criança tem o aprendizado sistemático da leitura e escrita, mas há um papel fundamental da família: a valorização do texto escrito, da criação literária, do hábito da leitura, do conhecimento passado por meio da escrita. Quando uma família é perguntada se, de fato, valoriza tudo isso, a primeira resposta que vem à mente é “muito!” Mas, é nas ações que se mede quase tudo e aqui não é diferente. É cada vez mais comum a falta de paciência em dedicar-se a atividades que exigem atenção e é preciso resiliência da família para fortalecer o texto em um ambiente de redes sociais onde impera a imagem, os jogos on-line e mesmo as conversas por WhatsApp, onde as palavras escritas formam quase que um arremedo de texto. 

É comum as famílias se preocuparem em apressar o início do aprendizado das crianças, mas talvez a maior preocupação deveria ser quanto tempo durará a vontade de ler. Claro que há efeito quando fazemos discursos de dever e obrigação a respeito da leitura, mas quanto durará seu efeito? 

Nada foi inventado até agora que substitua a experiência da leitura (e da escrita). Ritmo, introspecção, precisão, rigor. A sedução das imagens em movimento dos vídeos não tem o mesmo papel.  

Este texto traz o esforço em utilizar até 500 palavras, segundo especialistas, o número a partir do qual a falta de atenção torna-se crítica em uma leitura on-line. 

Em resumo: 

  • – Se antes o domínio da leitura exigia o empenho do aprendizado, agora é necessário também cultivar o foco; 
  • – O texto oferece conhecimentos e reflexões essenciais nas ciências, nas artes, no mundo do trabalho, mas cobra em troca a atenção diligente de quem se dedica à sua leitura; 
  • – É preciso resiliência da família para fortalecer o texto em um ambiente de redes sociais onde impera a imagem, os jogos on-line e mesmo nas conversas por WhatsApp onde as palavras formam quase que um arremedo de texto. 

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