O que é Projeto Pedagógico? 

23 de janeiro de 2023 | Berçário, Educação Infantil, Fundamental 1, Fundamental 2

Você já deve ter ouvido a expressão “na prática, a teoria é outra”. Para quem acredita nisso, saber sobre Projeto Pedagógico não faz sentido. Já para quem não aceita que se diga uma coisa e se faça outra, o Projeto Pedagógico é o início da conversa com qualquer escola.    

Se a escola fosse um país, seu Projeto Pedagógico (ou Projeto Político Pedagógico) seria a Constituição, o documento que expressa seus valores, suas diretrizes, sua essência, a partir do qual são elaboradas as ações pedagógicas. Ele representa, ao mesmo tempo, um pacto entre educadores de uma instituição e um mapa que orienta suas ações pedagógicas. 

Por meio dele, podemos ver qual é o papel do educador na instituição (mais mediador ou centro das atenções), a visão que se tem do aluno (mais ou menos protagonista) e a relação da escola com o mundo (mais ou menos permeada pelas transformações sociais). Apesar de não serem questões necessariamente explicitadas no documento, é possível inferir a partir de suas linhas gerais.  

 

Atualização: por que não? 

Revisões do Projeto Pedagógico são por vezes bem-vindas, quando não, necessárias. É saudável revisitar o documento originário de uma instituição de ensino para se verificar em que medida as práticas refletem o que motivou a se ter uma escola, ou de que forma esse documento já não reflete as crenças dos educadores; mas deve ser feita com muito critério e cuidado para que não se deixe levar pela novidade do momento. 

“Se não sabe para onde quer ir, qualquer caminho serve”, personagem de Lewis Carroll, em Alice no País das Maravilhas. 

Uma forma de medir a coerência da escola é saber da fidelidade que ela tem ao seu Projeto Pedagógico. Há uma profusão de acontecimentos diários em toda a instituição de ensino e a forma como lidará com eles passa por seus valores, portanto, por seu Projeto Pedagógico. Da mesma maneira, ele fundamenta os planejamentos de cada disciplina ou atividade. A evocação do Projeto Pedagógico pode ajudar em uma conversa entre família e escola, já que pode trazer luz sobre a coerência ou não das decisões escolares. 

Não há melhor lugar para reconhecer o Projeto Pedagógico de uma escola do que nos ex-alunos. Neles estarão mais vivamente presentes o que é essencial da escola, ou seja, seu Projeto Pedagógico. 

 

Conheça: “Percursos de ex-alunos do CEB” 

Percursos 

 

Em resumo: 

·      O Projeto (Político) Pedagógico de uma escola é o que a Constituição é para um país; 

·      Uma forma de medir a coerência da escola é saber da fidelidade que ela tem ao seu Projeto Pedagógico; 

·      Uma atualização criteriosa e cuidadosa é saudável; 

·      Uma forma de conhecer uma escola é conhecer seus ex-alunos. 

Receba notícias sobre a CEB. Inscreva-se

Entre em contato pelo WhatsAppÍcone do Whatsapp
Entre em contato pelo WhatsApp
Ícone do Whatsapp