• Saber ganhar e perder nos fortalece
As Olimpíadas surgiram entre os gregos no século VIII a.C., mas o lema adotado pelo Comitê Olímpico Internacional foi criado no século XIX. “Citius, Altius, Fortius”, ou “mais rápido, mais alto, mais forte”. Embora a Olimpíada do CEB (OLICEB) seja uma competição, o espírito dos jogos é o da superação dos próprios limites, o da inclusão e o fortalecimento dos participantes, que acontece quando aprendem a ganhar e a perder. Assim como acontece nas Olimpíadas, o “fair play” também é valorizado na OLICEB.
No CEB, como não poderia ser diferente, o evento tem objetivos a partir de uma intencionalidade educativa:
• Reconhecer, aperfeiçoar e respeitar as possibilidades de cada um;
• Promover a convivência, colaboração e interação entre atletas de diferentes idades;
• Fortalecer os participantes a partir da promoção da resiliência, disciplina e do autoconhecimento;
• Promover a compreensão da importância de saber ganhar e perder, se divertir, independentemente dos resultados;
• Formar competidores éticos e cuidadosos e que aprendam a torcer de maneira saudável.
A primeira mascote olímpica foi o cachorro Waldi, nos jogos de Munique em 1972. A ideia inicial era que as mascotes remetessem aos sentimentos de alegria e amizade.
No CEB, todos os alunos da escola foram convidados a desenhar candidatos a mascote seguindo alguns critérios, especialmente a originalidade. Para isso, eles mesmos se organizaram individualmente ou em grupo. A escolha foi feita em uma eleição aberta a toda comunidade da escola.
O símbolo olímpico dos jogos, criado pelo francês Pierre de Coubertin em 1914, são os aros coloridos representando a união dos cinco continentes: azul, a Europa; preto, a África; vermelho, as Américas; amarelo, a Ásia; e verde, a Oceania.
Os jogos olímpicos do CEB são disputados por três equipes, cada uma com sua cor, formadas por alunos e alunas de diferentes idades. Ao final, a equipe torna-se vencedora a partir da soma dos esforços de todos os seus componentes.
O próprio juramento olímpico aponta para os mesmos ideais seguidos no CEB:
“A coisa mais importante nos Jogos Olímpicos não é vencer, mas participar, assim como a coisa mais importante na vida não é o triunfo, mas a luta. O essencial não é ter vencido, mas ter lutado bem.”
A partir do Minigrupo até o 9º ano, durante uma semana, todos alunos e alunas do CEB são atletas das Olimpíadas da escola.
Modalidades
Atletismo, Basquetebol, Mini basquete, Futebol, Mini futebol, Voleibol, Mini voleibol, Natação, Judô, Tênis de Mesa, Badmínton e Câmbio (adaptação do Voleibol).
Em resumo:
• A OLICEB tem objetivos claros a partir de uma intencionalidade educativa;
• O espírito dos jogos é o da superação dos próprios limites, o da inclusão e o do fortalecimento de quem participa: aprender a ganhar e a perder nos fortalece.