Ensinar também é aprender junto
Seja na Educação Infantil ou no Ensino Fundamental, todos têm o que ensinar, todos têm oque aprender.
Em Moema, o CEB além do período integral, tem as seguintes opções:
Em comemoração aos 50 anos do CEB, lançamos a série “Percursos”, de reencontro com ex-alunos para uma conversa com nossa diretora pedagógica, Marta, sobre diferentes gerações e sobre caminhos de suas vidas profissionais e pessoais. A cada semana, um novo depoimento inspirador.
Percursos | Rapha
Percursos | Laís
Formamos um aluno multicultural, que é capaz de interagir e se comunicar com competência nas línguas portuguesa e inglesa, dentro ou fora do Brasil.
Inglês – Educação Infantil
Inglês – Fundamental 1
Inglês – Fundamental 2
A proposta pedagógica do CEB está ancorada no referencial teórico sociointeracionista, que tem como princípio que a aprendizagem – e a consequente construção de conhecimentos – ocorre em diferentes contextos, na interação com o outro, por meio da linguagem e do convívio.
O trabalho pedagógico concretiza-se num currículo desenvolvido desde o Berçário até o 9º ano, composto por múltiplas disciplinas e atividades, que abrangem e integram diferentes áreas de conhecimento – acadêmica, artística, física, social e cultural
Economia e Produtividade
Perfil Empreendedor
Sociedade e Natureza
Cultura e Política
Desde 1972 em Moema, a escola CEB dá início à sua proposta pedagógica e educacional, acolhendo crianças desde os primeiros meses de vida. Nessa fase, o cuidado é essencial, sendo a puericultura um dos objetivos importantes do trabalho.
Com o tempo, o cuidado visando às necessidades básicas da criança dá lugar à promoção do desenvolvimento da independência. O aspecto central passa a ser o trabalho pedagógico e educacional.
No CEB, as crianças têm ampla possibilidade de experimentar, aprender, se expressar e se comunicar nas mais diferentes linguagens. O pioneirismo reconhecido fez do Berçário do CEB – Comecinho de Vida ponto de referência para a comunidade educacional de São Paulo e de outros locais do Brasil.
A dinâmica de funcionamento do Berçário do CEB é muito particular, individualizada. Neste segmento, há uma flexibilidade grande em relação aos horários de entrada e saída dos bebês.
Nesta fase, as crianças têm ampla possibilidade de experimentar, aprender, se expressar e se comunicar nas mais diferentes linguagens (corporal, simbólica, oral, artística, gráfica, etc.), desenvolvidas a partir da metodologia de projetos.
Os projetos são desenvolvidos, em cada grupo, a partir dos questionamentos e interesses dos alunos ou da observação atenta do professor. São estratégias de trabalho acerca de um tema que propiciam aos alunos pesquisar, trocar informações, levantar e confrontar hipóteses, fazer registros, escutar um ao outro, compartilhar e elaborar conhecimento.
Aprender a estudar requer tempo, disciplina, procedimentos e empenho.
O trabalho de orientação de estudos, realizado na própria escola, desde o 1º ano do Ensino Fundamental, vai adquirindo dinâmicas e objetivos progressivos de autonomia e de consolidação de procedimentos relacionados ao ato de estudar.
Nesta fase, são aprendizes vorazes e estão abertos para várias aprendizagens (leitura, escrita, etc.); querem saber o que as coisas são, como funcionam, para que servem, como são feitas e de onde vêm.
O Ensino Fundamental 2 é um momento de consolidação da aprendizagem dos conteúdos escolares, de aprofundamento da aprendizagem destes mesmos conteúdos e do desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à produção acadêmica, ao relacionamento social, à cidadania e à formação do estudante.
O trabalho de orientação de estudos, realizado na própria escola, desde o 1º ano do Ensino Fundamental, vai adquirindo dinâmicas e objetivos progressivos de para que o aluno saiba estudar de forma autônoma, eficiente e organizada.
Se você deseja conhecer o CEB mais de perto, preencha o formulário a seguir e entraremos em contato.
Agende um encontro individual com a Gerente de Relacionamento, preenchendo o formulário em abaixo.
A visita à Escola terá duração aproximada de 1h30 e têm como roteiro:
– Percorrer a Escola;
– Apresentação da proposta pedagógica e educacional do CEB;
– Preenchimento da ficha com dados cadastrais do responsável.
– Preenchimento da ficha do(a) aluno(a); – Entrega de cópia do último Boletim Escolar e apresentação de Relatório, Material Escolar ou Portfólio de Atividades;
– Realização da Vivência Pedagógica (a partir do G4 da Educação Infantil);
– Para alunos do Ensino Fundamental: avaliação de Português e Matemática para diagnóstico de habilidades. Para os alunos de Ensino Fundamental 2 há também avaliação de Inglês para classificação de nível.
– Após a visita e a Vivência, havendo disponibilidade de vaga, a Gerente de Relacionamento confirmará a pré-matrícula do aluno.
Obs.: não há período específico para matrícula de alunos de Berçário e Educação Infantil. Para o Ensino Fundamental, haverá avaliação caso a caso.
– Trazer certidão de nascimento ou RG, carteira de vacinação (Berçário e Educação Infantil), declaração de escolaridade (Ensino Fundamental), declaração de quitação das mensalidades da escola anterior e fazer o pagamento da Reserva de Matrícula.
– Todos os pais e responsáveis receberão orientações para a matrícula e informações sobre a reunião para Pais de Novos Alunos.