Exposição de Artes – B4 a 9º ano

Dia 7/11, realizamos nossa Exposição de Artes.

Apreciem alguns momentos em nossa galeria de fotos e saibam quais foram as propostas.

 

Resumo dos Trabalhos

B4

Romero Britto tem um estilo alegre e colorido. Suas obras trazem imagens de animais e figura humana, o que desperta interesse nas crianças pequenas.
Convidamos o grupo a ver e observar algumas produções do artista.
Foram muitas as possibilidades de exploração: usar diferentes tipos de tintas e papéis; pintar com cores fortes, com pincéis, rolinhos ou com as mãos; desenhar; colar papéis e tecidos; realizar atividades coletivas e individuais.
Também fizeram poses para fotos e brincaram de ser Romero Britto.

G1 A, B e C

Neste ano, exploramos diferentes materiais para pintar.
Pesquisamos o artista Hans Hartung e percebemos que podemos pintar com muitas coisas. Ele mesmo criou diversos utensílios para usar em seus quadros.
Para nossos trabalhos usamos folhas secas, argila, escova, algodão de dentista, cotonetes e várias outras coisas.
Nesta exposição, mostramos algumas de nossas produções.

G2 A, B e C

Miró gostava de pintar sonhos que ele imaginava enquanto acordado.  Esses sonhos concretizados em pinturas e esculturas mostram imagens um tanto diferentes e de muito colorido.
Nós, do G2, sonhamos sonhos bem brilhantes, e um deles foi ser um pirata.
Construímos um pirata de forma diferente, mas com chapéu, um tapa-olho e, finalmente, feliz por ter encontrado seu tesouro.

G3 A, B e C

Neste ano fomos visitar a exposição de um artista muito importante da Arte Moderna, Kandinsky.
Fixamos nossa atenção nos aspectos mais figurativos de sua produção. Interessou-nos trabalhos que têm como temas “princesa”, “cavaleiro” (Kandinsky retratou São Jorge de várias maneiras) e “dragão” e construímos um tríptico (3 trabalhos juntos) com castelo, dragão e cavaleiro.
Para fazer o castelo, usamos retalhos de madeira. O dragão e o cavaleiro estão escondidos e só aparecerão quando levantarmos, devagar, o papel meio transparente que está em nossa obra.
Cuidado para não levantar o papel onde está o dragão, você poderá sair queimado! Caso isso ocorra, levante logo o papel do nosso cavaleiro para que ele venha proteger e salvar a princesa.

G4 A, B e C

Neste ano, as turmas do G4 estão trabalhando com o tema “crianças brincando”. Dentre as muitas brincadeiras que conhecemos, nosso foco foi a ciranda.
Para desenvolver nosso trabalho, observamos algumas pinturas de diversos artistas que exploraram esse tema (em especial, da artista Sandra Guinle) e desenhamos muito!
As próprias crianças serviram de modelo, fazendo uma roda para que os colegas observassem como fica a disposição dos corpos, posição das mãos e pernas, etc.
Para ficar ainda mais bonito e dinâmico, pensamos em uma maneira de dar algum movimento às figuras, pois queríamos vê-las mexendo os braços e pernas e girando todas juntas.
Vejam só que bonito ficou!

s anos A e B

Este ano observamos algumas obras do artista Paul Klee.
Para confeccionar nosso trabalho para a exposição, usamos como referência a obra “O Navegador”.
Como técnica, usamos a pintura para fazer o mar, e biscuit para construir relevos.
Fizemos alguns monstros marinhos bem horripilantes e, por fim, cada um se tornou capitão do seu próprio barco, enfrentando os monstros.

2º ano A

Neste ano, optamos por conhecer as obras de Picasso.
A partir de um recorte de jornal com uma imagem de um cavalo que faz parte do quadro “GUERNICA”, começamos a conhecer a arte desse grande artista. Inspirados por ele, decidimos criar nosso “GUERNICA”, usando algumas outras imagens pintadas no quadro.
Exploramos também uma fase mais alegre de Picasso e fizemos uma atividade em que cada um imaginou o que gostaria de ver através de uma janela. Que lugar seria esse?
Brincando com a linha e com o desenho, sem tirar o lápis do papel, fomos desenhando e apareceram trabalhos muito engraçados, como os que Picasso fazia.

2º ano B

Neste ano, conhecemos um pouco do movimento da Arte Surrealista, que surgiu no começo do século XX. Vimos trabalhos de Dalí e de René Magritte.
Concentramo-nos mais em um trabalho de René Magritte, em que um trem aparece saindo de uma lareira e usamos essa imagem como ponto de partida para criar o nosso. Cada criança escolheu uma parte da sua da casa que gostaria de retratar e de onde sairia o trem. Saiu trem da parede, da TV, da panela, do vaso sanitário e dos mais variados lugares!
Juntamente com esse trabalho, conhecemos, recitamos e brincamos com a poesia “Café com Pão” de Manuel Bandeira, que complementou o nosso trabalho de Artes.

s anos A e B

Neste ano, visitamos a exposição do artista Kandinsky.
Entre os muitos trabalhos observados, dispensamos mais tempo nos quadros que mostravam figuras de cavaleiro, castelo e dragão, pois esse é o tema que estamos desenvolvendo na área de Artes.
Resolvemos fazer um trabalho em relevo, tridimensional, e, ao mesmo tempo, com a possibilidade de observar o fundo onde a cena se desenvolve. Para isso, lançamos mão da colagem e da costura, cuidando muito dos detalhes.
O cavaleiro e o dragão construímos separadamente do resto do quadro. Nossa intenção era não comprometer a cena que serviu de fundo. Então, fixamos o cavaleiro e o dragão com pedaços de madeira, quase que saltando do quadro. Achamos que conseguimos um bom efeito!

s anos A e B

Neste ano, trabalhamos sobre mitos. Na verdade, esse trabalho teve início no ano passado quando fizemos a “medusa”. Agora no 4º ano, decidimos continuar a trabalhar com esse mesmo tema.
O 4º ano B optou por conhecer “Os 12 Trabalhos de Hércules”. Para brincar com esse mito, cada um pensou sobre qual seria o 13º trabalho. A luta seria contra algum personagem atual, como Bob Esponja, um aparelho de celular e vários outros.
Já o 4º ano A optou por explorar mitos de vários lugares diferentes. Além de desenvolver um trabalho sobre o mito da Arca de Noé, o grupo criou um outro.

s anos A e B

PERSONAGENS E DEUSES DA MITOLOGIA GREGA

Após um mergulho na Arte e nas histórias mitológicas da Grécia Antiga, os alunos do 5º ano A e B tiveram como proposta artística o desenvolvimento de pinturas em grandes formatos, representando alguns de seus personagens.

ARTE, MATEMÁTICA E ILUSÃO

Trabalhos produzidos pelos alunos do 5º ano A e B, tendo como base as relações entre a Arte e a Matemática presentes na obra do artista M.C. Escher.

s anos A e B

PINTURA DE PAISAGENS

Integrando o projeto “Pintura – Do figurativo ao abstrato”, as pinturas presentes foram produzidas pelos alunos do 6º ano A e B, a partir da observação de fotografias de paisagens selecionadas por eles e estudos em torno da obra do artista Carlos Bracher.

PINTURA ABSTRATA

Dando continuidade ao projeto “Pintura – Do figurativo ao abstrato”, as pinturas expostas foram produzidas pelos alunos no 6º ano A e B, tendo como base a vivência de processos de criação e exploração de técnicas e materiais em torno de aspectos formais que constituem o universo das pinturas abstratas.

s anos A e B

FOTOGRAFIA E ARTE

Durante o primeiro semestre, os alunos do 7º ano A e B debruçaram-se sobre as possibilidades discursivas da imagem fotográfica no campo da Arte, tendo como proposta a produção de fotografias e trabalhos autorais utilizando mídias digitais.

s anos A e B

GRAFFITI

Após um mergulho na linguagem do Graffiti, sua história, sua presença na cidade e seus principais representantes, os alunos do 8º ano A e B, em parceria com o artista do Graffiti Marcelo Tché, criaram projetos em grupo, transformados em diversas pinturas murais (Graffiti), localizadas na Quadra Central do CEB.

RETRATOS DE INFÂNCIA

Tendo como proposta o desenvolvimento do desenho, luz e sombra com lápis grafite, os alunos do 8º ano A e B produziram seus retratos, resgatando memórias e trazendo através das molduras, referências importantes de suas infâncias.

s anos A e B

MODA E ARTE CONCRETA

Os figurinos presentes na exposição foram produzidos pelos alunos do 9º ano A e B, constituídos a partir de estudos feitos sobre a obra de artistas concretos brasileiros e apresentados ao público em dois grandes desfiles.