Fundamental 1
Desde 1972 em Moema, a escola CEB trabalha com objetivos que consideram as características da faixa etária e as possibilidades de desenvolvimento e superação de desafios.

No Fundamental 1, a escola funciona apenas em período integral. Todas as atividades são obrigatórias, divididas entre pedagógicas (concentradas no período da manhã) e específicas (concentradas no período da tarde), segundo critérios relacionados à filosofia e ao projeto pedagógico da escola.
O trabalho de orientação de estudos, realizado na própria escola, desde o 1º ano do Ensino Fundamental, vai adquirindo dinâmicas e objetivos progressivos de autonomia e de consolidação de procedimentos relacionados ao ato de estudar.
Nesta fase, são aprendizes vorazes e estão abertos para várias aprendizagens (leitura, escrita, etc.); querem saber o que as coisas são, como funcionam, para que servem, como são feitas e de onde vêm.
O currículo, definido com base nas exigências legais e na especificidade da escola, é composto por um rol de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais.
O elenco desses conteúdos tem como matriz cinco pilares fundamentais: SABER, FAZER, CRIAR, SER e CONVIVER. É um momento de apropriação sistematizada de conteúdos escolares e de desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à produção acadêmica, ao relacionamento social, à cidadania e à formação do estudante.
O aluno deve “aprender a aprender”, saber pesquisar, refletir e criar; deve interpretar, atuar, buscar alternativas e resolver problemas.
Do 1º ao 3º ano, cada turma tem uma sala ambientada para as diferentes necessidades de trabalho, ao longo do dia. O trabalho pedagógico dos alunos de 4° e 5º ano se desenvolve em salas-ambiente: um espaço de trabalho específico para cada disciplina. E são os alunos que se movimentam pelas salas de acordo com o horário escolar.
Os alunos do Ensino Fundamental 1 participam das vivências:
As viagens envolvem todos os alunos desde a Educação Infantil, sendo intencionalmente planejadas de acordo com a faixa etária. A proposta de cada uma é apresentada anualmente aos pais e alunos em reuniões específicas, previamente agendadas.
Para os alunos de 1º a 3º anos são viagens de 4 dias e para os alunos de 4º e 5º anos, de cinco dias.
Sair e viajar com a escola é uma oportunidade de desenvolver a independência e a sociabilização. Além de aprender a assumir responsabilidades pelas suas ações e pela solução de conflitos e problemas; de despertar para o cuidado com o meio ambiente; de aprender com o erro; de estreitar relações; de superar-se e celebrar conquistas