Fundamental 2
Desde 1972 em Moema, a escola CEB trabalha com objetivos que consideram as características da faixa etária e as possibilidades de desenvolvimento e superação de desafios.

Neste segmento, há também opções de permanência em meio período (até às 14h20) e em período parcial (até às 16h20).
Para o período integral, as atividades pedagógicas estão concentradas no período da manhã e as específicas, em sua maioria, no período da tarde. Os alunos podem escolher quais atividades específicas e/ou oficinas participarão, à exceção do Horário de Estudos.
O trabalho de orientação de estudos, realizado na própria escola, desde o 1º ano do Ensino Fundamental, vai adquirindo dinâmicas e objetivos progressivos de autonomia e de consolidação de procedimentos relacionados ao ato de estudar.
No 6º ano, os objetivos ampliam-se para o compromisso do aluno com o registro das atividades a realizar e com o estudo diário. De 7º a 9º anos, todas as habilidades e comportamentos anteriormente desenvolvidos são aprofundados, para que o aluno saiba estudar de forma autônoma, eficiente e organizada.
O currículo, definido com base nas exigências legais e na especificidade da escola, é composto por um rol de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais.
O elenco desses conteúdos tem como matriz cinco pilares fundamentais: SABER, FAZER, CRIAR, SER e CONVIVER. É um momento de apropriação sistematizada de conteúdos escolares e de desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à produção acadêmica, ao relacionamento social, à cidadania e à formação do estudante.
O aluno deve “aprender a aprender”, saber pesquisar, refletir e criar; deve interpretar, atuar, buscar alternativas e resolver problemas.
São consideradas atividades específicas, incluindo as oficinas, todas as atividades que promovem o desenvolvimento de habilidades das áreas física, esportiva, artística e tecnológica. Assim, ao longo de sua trajetória acadêmica no CEB, cada aluno poderá encontrar uma ou mais atividades com que se identifica, em que se realiza e se destaca, sendo reconhecido e valorizado por isso.
O trabalho pedagógico dos alunos de 6º a 9º anos se desenvolve em salas-ambiente, ou seja, cada disciplina tem o seu espaço de trabalho específico e são os alunos que se movimentam por estas salas de acordo com a ordem estabelecida no horário escolar.
Os alunos do Ensino Fundamental 2 participam das vivências:
As viagens envolvem todos os alunos desde a Educação Infantil, sendo intencionalmente planejadas de acordo com a faixa etária. A proposta de cada uma é apresentada anualmente aos pais e alunos em reuniões específicas, previamente agendadas.
Para os alunos de 6º a 8º anos são viagens de 5 dias e para os alunos de 9º ano, a viagem de formatura dura cerca de uma semana.
Sair e viajar com a escola é uma oportunidade de desenvolver a independência e a sociabilização. Além de aprender a assumir responsabilidades pelas suas ações e pela solução de conflitos e problemas; de despertar para o cuidado com o meio ambiente; de aprender com o erro; de estreitar relações; de superar-se e celebrar conquistas.
Para acompanhar e orientar o trabalho dos alunos de forma mais sistemática, há o professor-tutor, que é um dos professores titulares. O professor-tutor realiza suas funções no período da tarde, atendendo alunos e famílias.
Carol Moura: coordenadora pedagógica e educacional