Precisa de uma roupa nova?

Isabella disse que gostaria de aprender a costurar e, durante o mês de novembro, essa foi a principal atividade do G3 na escola.
Montamos um varal na sala com diferentes modelos de roupas para que os alunos pudessem ver de perto como elas são feitas. Todos olharam, observaram e registraram.

Para costurar precisamos de algumas informações: modelo, tamanho, tipo de tecido, ferramentas necessárias e moldes.
Para saber o tamanho da roupa a ser costurada, os alunos conheceram a fita métrica. Todos exploraram, aprenderam como tirar as medidas e brincaram uns com os outros. Decidimos que faríamos um boneco de pano e sua roupa.

Entre linhas e agulhas e com muita atenção e coordenação motora foram aprendendo os primeiros caminhos da costura.
Desenhamos o contorno do boneco, pregamos os olhos (botões), costuramos e enchemos com manta acrílica. Desenhamos o rosto e colamos o cabelo.

Para fazermos as roupas, contamos com a parceria da professora do quarto ano, Sandra Pitanga. Ela nos fez os moldes de: camiseta, bermuda, saia e vestido. Deu-nos vários tecidos. Depois de cada um escolher qual tecido queria usar, riscou com giz de tecido o molde da roupa.

Em uma tarde deliciosa, Sandra esteve na nossa sala com sua máquina de costura. Explicou-nos em detalhes como ela funciona e cada um teve a oportunidade de costurar a roupa de seu boneco.

Acompanhe os nossos momentos de aprendizagem. Publicamos algumas fotos aqui e muito mais em nosso perfil no Facebook.