Saberes em ação

O Fundamental 1 na Feira Cultural

A escola é um local privilegiado para a transmissão de saberes historicamente construídos.

No CEB vivemos um clima efervescente de aprendizagem que, num movimento constante, amplia informações, gera trocas entre pares, encontros com pessoas mais experientes, tornando o que era mera curiosidade ou informação em conhecimentos cada vez mais estruturados e complexos.

Partindo de tal pressuposto, a Feira Cultural é também “palco” dos estudos realizados, em sala, pelos alunos de 1º a 5º anos durante o 1º semestre letivo. Cada grupo se organizou em projetos de trabalho. Neste ano serão apresentados seis temas de estudo e pesquisa.

Durante todo o desenvolvimento, além de aprender, os alunos foram desafiados a pensar em diferentes formas de comunicar para a comunidade os resultados de meses de estudo e pesquisa.

Exercitaram, não só seus conhecimentos acerca do tema, mas também habilidades para que o trabalho em grupo fluísse de forma produtiva e respeitosa. Ponto de extrema importância para a vida adulta que no CEB se aprende desde pequeno.

A comunicação dos conceitos trabalhados é mais simples de demonstrar a todos o quanto os alunos avançaram em suas pesquisas; já conteúdos exercitados como respeito e tolerância às diferenças, ritmos de trabalho, generosidade, gratidão (nem sempre fáceis de serem percebidos pelo público numa mostra ou no cotidiano), nos trazem muitas razões para acreditar que estamos no caminho certo, e serão levados para a vida toda.

Para os visitantes será um passeio por diversas áreas do conhecimento, com diferentes enfoques, de acordo com as possibilidades das faixas etárias.

Seguem os projetos que serão expostos:

1º ano – Estrelas e constelações/Deuses gregos e egípcios

2º ano – Moema e sua história

3º ano – Os Super-heróis e a Educação Financeira

4º ano – Encantos das regiões Norte e Sul do Brasil

5º ano – A cidade ideal

 

Os alunos do Fundamental 1 têm muito para contar!

Temos um encontro marcado no próximo sábado, 29/8!