Um dia no CEB

Judô

Dança

Brinquedoteca

13h15 às 17h15 (Horário pedagógico)

Inglês

Artes

Brinquedoteca

Educação Socioemocional

Horário de funcionamento da escola:

Opções de período:
Integral
Meio período

Cochilo

O sono após o almoço para os alunos de 1 a 6 anos faz parte da rotina do CEB, para alunos do período integral.

Quando era exclusivamente em período integral, o CEB previa descanso apenas para alunos de 0 a 4 anos. No ano de 1999, no Projeto Cochilo, em parceria com a equipe de estudos do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, analisamos o ciclo vigília/sono dos nossos alunos de 4 a 6 anos, nas situações com descanso e privados dele.

O resultado mostrou que a maioria dos alunos com descanso depois do almoço não teve alteração de sono noturno, teve significativa diminuição na sonolência no período da tarde e no trajeto de volta para casa.

Além disso, a maioria também passou a apresentar maior tranquilidade em sala de aula, maior disposição para o trabalho pedagógico e ganhos em atenção, concentração e ritmo. Assim, desde o ano 2000, todos até 6 anos têm direito à sesta.

O Projeto Cochilo virou referência, também, para a equipe de pesquisadores da USP e transformou-se em parte do livro “Relógios Biológicos e Aprendizagem”, de Fernando Louzada e Luiz Menna-Barreto, da Editora Edesplan.