Customize Consent Preferences

We use cookies to help you navigate efficiently and perform certain functions. You will find detailed information about all cookies under each consent category below.

The cookies that are categorized as "Necessary" are stored on your browser as they are essential for enabling the basic functionalities of the site. ... 

Always Active

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

As famílias e a preparação para o Fundamental 1 

21 de março de 2023 | Fundamental 1

É comum as famílias agirem como se o único aspecto importante da vida escolar, a partir do Ensino Fundamental, fosse o desempenho pedagógico. O Ensino Fundamental é muito mais do que isso. 

A educação é um processo que cada estudante percorre com seu próprio ritmo, incluindo a chegada até séries mais avançadas, a passagem ao fundamental 1 e o desenvolvimento individual. São diferentes velocidades, breves paradas, alguns saltos e vários marcos. Há marcos notáveis como o primeiro passo, a primeira palavra balbuciada, mas em geral são conquistas sutis.

Para cada um desses momentos, é preciso um olhar atento e uma distância cuidadosa, que seja pequena o suficiente a fim de possibilitar a observação e a intervenção, mas grande o suficiente para não sufocar ou atrapalhar o desenvolvimento. Assim também deve ser na passagem da Educação Infantil para o Ensino Fundamental 1, quando a criança amplia seus horizontes e passa a ter acesso a disciplinas formais, como matemática, ciências, línguas e outras.  

Em vez de colocar a atenção apenas nos conteúdos que estão sendo aprendidos, uma dica é a família observar o desenvolvimento das habilidades e da autonomia da criança, e ficar atenta às dificuldades para oferecer o apoio adequado. Outra é ajudar a criança a exercitar a reflexão sobre o que ela quer e o que deve fazer ou aprender para poder realizar esse desejo. 

 O que se espera para o Fundamental 1: 

  • – Aprendizado das linguagens formais, (leitura e escrita, números e símbolos matemáticos); 
  • – Maior compreensão de questões sociais, naturais, tecnológicas e artísticas; 
  • – Desenvolvimento de habilidades e competências que serão aprimoradas ao longo de toda a vida escolar; 
  • – Consolidação na formação de valores e atitudes. 

Criança de 6 anos 

Com a reestruturação do Ensino Fundamental em 2006, a criança ingressa nessa fase da vida escolar um ano mais nova, com 6 anos. Nessa etapa: 

Formam grupos de acordo com a idade, com base em interesses específicos ou na partilha de segredos; 

Raciocinam mais formalmente sobre causa e efeito e se interessam pelas Ciências e pela História; 

Gostam de jogos com símbolos e significados (rimas, anagramas, códigos, cifras etc.);  

Preocupam-se com processos de comunicação (querem ser compreendidas e levadas a sério); 

Sua independência fica mais evidente. Ela passa a fazer escolhas com mais frequência e a questionar a autoridade dos adultos; 

Elas estão cada vez mais atentas aos comportamentos dos outros. É fundamental que pais e mães não tenham um comportamento que não querem que seus filhos imitem; 

Exigem cada vez mais atenção, posse e aprovação. As frustrações são inevitáveis nessa fase; 

Aumenta a noção da realidade e o mundo de fantasia vai ficando para trás. 

Cuidados da família na chegada ao Fundamental 1

Diante de tantas mudanças e perspectivas, há muito o que as famílias podem fazer: 

Não nutrir tanta expectativa, ele ainda tem 6 anos. Mesmo em uma mudança de ciclo, há vários aspectos que lembrarão mais uma subida suave do que saltos. Um exemplo é uma expectativa exagerada quanto à aquisição da leitura; 

Estimular brincadeiras com regras mais claras. A criança gosta de brincar em grupo, a participação em jogos ajuda a compreender seu lugar no mundo; 

Encorajar o desenvolvimento da autonomia, mostrando satisfação com as (grandes ou pequenas) conquistas de seus filhos; 

Atribuir responsabilidades para a criança desempenhar pequenas tarefas: escolher a própria roupa, preparar o próprio lanche, arrumar o material escolar, de acordo com o horário, participar das tarefas da vida familiar, como na arrumação da mesa, por exemplo; 

Sempre é importante uma conversa com os educadores para uma avaliação mais acurada; 

Em resumo: 

– Estar atentos às mudanças, na maioria das vezes sutis; 

– Focar no desenvolvimento de habilidades; 

– Observar e interferir, mas deixar espaço para promover a autonomia da criança; 

– Conversar com educadores e trocar com outras famílias para uma compreensão mais acurada das crianças nessa fase. 

O Post não tem posts relacionados no momento

Receba notícias sobre o CEB. Inscreva-se

Entre em contato pelo WhatsApp Ícone do Whatsapp
Entre em contato pelo WhatsApp
Ícone do Whatsapp