– Falar sobre um dia na escola é falar sobre muitos dias. Cada um com o seu.
Cada um que entra na escola tem seu repertório, sua história, seu ponto de vista, suas expectativas, vivências, atividades e interações, então terá seu próprio dia. Há alguma coisa em comum? Sim, o ambiente escolar, algo que aqueles com a paciência e atenção necessárias conseguem perceber. Pode ser uma gentileza e calma no ar, um ritmo mais frenético com um alarido constante, um silêncio sombrio. Há características que marcam cada espaço, mas o ambiente escolar está para além disso. Ele se expressa sobretudo nas relações entre aqueles que o frequentam. Esse é o dia a dia no CEB, e também em muitas outras escolas.
Há escolas que trabalham majoritariamente em conteúdos conceituais exigidos em provas de seleção, como os vestibulares. Há aquelas que têm o foco no desenvolvimento de competências técnicas ou socioemocionais, dando menos atenção a conteúdos conceituais. Essas posturas têm reflexos no ambiente escolar e no dia a dia dos estudantes. Mas é muito difícil encontrarmos escolas que dedicam todo o seu tempo a um único aspecto da educação; escola é um lugar naturalmente diverso.
Para conhecer realmente uma escola, o melhor é por meio de suas ações: grades horárias, atividades e estrutura, a quantidade de projetos colaborativos e multietários, as formas de avaliar e as interações com sua comunidade.
O CEB busca o equilíbrio entre essas duas características:
• - tem tido crescente reconhecimento de seu trabalho pedagógico pelas instituições para onde seus alunos vão fazer o Ensino Médio e por instituições certificadoras com Cambridge;
• – é conhecido como um local onde todos se conhecem, uma escola com foco nas interações entre colegas, e entre estudantes e educadores. Então, um dia no CEB é marcado pelas trocas, pelas reflexões e cobranças referentes aos compromissos, escolhas e percursos de cada um.
Os planejamentos curricular e pedagógico são feitos a partir de uma visão longitudinal, ou seja, levando em conta a evolução e metas para o grupo e para cada aluno, desde suas vivências nas séries iniciais até seu último ano no CEB, o 9o ano.
Em termos de rotina, os dias no CEB variam de acordo com o segmento, mantendo alguns princípios:
• - Fortalecimento da autonomia – os alunos mais velhos podem escolher suas grades horárias das atividades do período da tarde, seja dos horários de estudo, seja das atividades físicas;
• - Promoção de interações – desde os anos iniciais até o 9o ano, os alunos participam de projetos colaborativos e multietários.
• - Desenvolvimento socioemocional – desde os anos iniciais há atividades que desenvolvem intencionalmente competências socioemocionais. A partir do Fundamental 2, os professores-tutores promovem projetos de desenvolvimento socioemocional sempre que querem reforçar alguma competência individualmente ou no grupo.
• - Excelência acadêmica – nos horários de estudo, a partir do Fundamental 1, o foco é auxiliar os alunos a aprender a estudar, desenvolvendo procedimentos como organização de materiais e gestão de tempo.
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• - Cada um que entra na escola tem seu repertório, sua história, seu ponto de vista, suas expectativas, vivências, atividades e interações, então são muitos dias a cada dia;
• - O ambiente escolar se expressa sobretudo nas relações entre aqueles que o frequentam;
• - Para conhecer realmente uma escola, o melhor é por meio de suas ações: grades horárias, atividades e estrutura, a quantidade de projetos colaborativos e multietários, as formas de avaliar e as interações com sua comunidade.
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