“ _Para que serve matemática? ”
“ _Para quase tudo e para a vida toda .”
Provavelmente a Matemática seja a matéria que desperte os sentimentos mais intensos, seja de amor ou repulsa. Por quê? É muito comum ver essa disciplina ser ensinada como uma linguagem afastada da vida cotidiana ou para fazer cálculos que poucos entendem para que servem. E, na realidade, o pensamento matemático é muito mais que isso! Além de produzir muita beleza, pode nos ajudar ao longo de toda a vida.
Uma forma de ver como a matemática pode ajudar, e muito, é observar o pensamento de alguém que tem a matemática como ferramenta de trabalho. Os programadores, por exemplo. A sua atuação profissional é baseada em lógica para a resolução de problemas. O que se parece com a necessidade que temos em boa parte das nossas vidas.
Uma forma de definir lógica seria a capacidade de pensar de forma estruturada, identificar padrões e seguir um raciocínio consistente. Um passo lógico seria dividir um problema em partes menores. Isso ajuda na análise, além de organizar o pensamento.
Para a resolução de problemas é necessária a capacidade de analisar um problema, identificar soluções potenciais e escolher a melhor delas. Primeiramente é compreender completamente o problema antes de buscar soluções. Para isso devemos usar ferramentas como perguntas, quebrar a questão em partes, considerar diversas abordagens, formalizar o conhecimento e avaliar prós e contras de cada possível solução. Todas essas ferramentas podem ser desenvolvidas quando estudamos matemática.
A matemática nos ajuda a pensar abstratamente, o que é muito poderoso. A abstração é simplificar um problema ou conceito complexo para facilitar a solução, é transformar em algo mais fácil de entender. Ajuda a lidar com complexidades e criar soluções elegantes.
A criatividade tem papel importante na resolução de problemas. Criatividade pode ser pensada como a competência para enfrentar situações novas, buscando diferentes caminhos e usando recursos diversos. No estudo da matemática há inúmeras oportunidades para isso acontecer. Aí voltamos ao início do texto. O desenvolvimento do gosto pela matemática depende muito de como ela é apresentada aos estudantes.
– Assim como acontece com todas as matérias, um primeiro passo é o exemplo. Mostrar sua relação com a matemática e como ela o ajuda tem grande impacto. Mesmo quando não temos maior afinidade com ela, devemos incentivar nossos filhos para que possam encontrar a motivação ou aptidão que não desenvolvemos;
– Buscar conhecer como a escola de seu filho ensina a matemática e ver como você pode colaborar, seja acompanhando de perto os estudos, seja apresentando atividades que possam ajudar, como uma exposição, jogos ou livros, por exemplo;
– Valorizar o progresso dos filhos também é importante.
Veja o último artigo no blog do CEB.
– O pensamento matemático é muito mais que calcular! Além de produzir beleza, pode nos ajudar ao longo de toda a vida;
– Para a resolução de problemas, na matemática e na vida, é necessária a capacidade de analisar o problema, identificar soluções potenciais e escolher a melhor delas;
– A matemática nos ajuda a pensar abstratamente, a lidar com complexidades e criar soluções elegantes.
O Post não tem posts relacionados no momento