– Na educação, não tem Sinsalabim.
Não é possível aprender tudo o que é preciso para ser aprovado no ENEM (ou outro vestibular qualquer), em apenas três anos. Não há mágica na educação: o desenvolvimento de competências, capacidades e mesmo aprendizados de conteúdos, tudo isso deve começar muito antes.
Escolas como o CEB, que não oferecem o Ensino Médio, têm um papel central no sucesso em testes seletivos, como o ENEM. Ao chegar no primeiro ano do Ensino Médio, os alunos e alunas já devem ter desenvolvido competências relacionadas à atitude de estudantes, entre elas:
São competências valiosas para a vida toda e fundamentais para enfrentar a etapa de exames seletivos para as faculdades, que acontecem na adolescência, um momento especialmente desafiador do desenvolvimento pessoal.
Competências como essas devem ser desenvolvidas intencionalmente durante a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. E aqui, intencionalmente é a palavra-chave, já que, em alguma medida, todos desenvolvem cada uma dessas competências. Entretanto o desenvolvimento espontâneo muitas vezes não será suficiente para o desafio dos vestibulares. Portanto é preciso um trabalho intencional, com planejamento, execução e avaliação, em cada momento escolar, desde a educação infantil.
Não são somente as competências que devem ser promovidas desde cedo. Há conhecimentos em cada uma das áreas (Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática e Linguagens) que são fundamentais para a compreensão do mundo à nossa volta, bem como para a compreensão de conteúdos que serão estudados no Ensino Médio.
Aqui está considerado um percurso em que o estudante se dedica a entrar em uma faculdade de sua escolha imediatamente ao final do Ensino Médio, ou com um ou dois anos dedicados a um curso preparatório. Claro que há inúmeras possibilidades de percursos que devem ser igualmente valorizados e são exclusivamente pautados pelas ambições de estudantes ou de suas famílias, como por exemplo, cursos técnicos ou períodos mais longos de experiências internacionais, tais como intercâmbio. Mesmo nessas situações, as competências desenvolvidas ao longo das séries iniciais da formação escolar são muito importantes. Afinal, o ENEM termina, mas a vida segue, quando essas e outras competências serão fundamentais.
O Horário de Estudos do CEB, com orientação dos professores para estudantes do 2o ao 9o ano, está também diretamente ligado à preparação para provas como o ENEM. Educação é processo e passa por aprender a estudar. A organização de como estudar também, desde se o material necessário está à mão até se o espaço é adequado.
Da mesma forma, no CEB as competências socioemocionais são desenvolvidas intencionalmente desde os primeiros anos escolares, a partir de projetos especialmente planejados. De que adianta ter os conteúdos compreendidos e memorizados se há dificuldade emocional em enfrentar momentos de maior tensão, como naturalmente acontece em provas seletivas?
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