A gente ainda precisa falar sobre a importância da amizade? Sim, mais do que nunca.
Ter amigos é cada vez mais importante em um mundo cada vez mais competitivo, sem paciência, de relações ligeiras e superficiais; um tempo em que muitas vezes se trata o outro como objeto, não sujeito; como utilidade, não potência. Amizade é um oásis em um mundo repleto de ruídos e correria.
Aprendemos a construir relações de amizade quando ouvimos e deixamos o outro aparecer, quando aceitamos e, mais do que isso, valorizamos nossas diferenças. Muitos dizem que “não amamos por causa de, mas apesar de”. Com amigos também pode ser assim.
É provável que você já tenha ouvido que “os verdadeiros amigos, contamos nos dedos de uma mão”. Pode ser uma boa frase, mas como tantas outras, ela não é verdadeira para todos. Há aqueles que têm muito mais amigos que dedos. Como conseguem? Cada um tem sua receita, mas para merecer algo tão especial como um amigo ou uma amiga, um movimento necessário é o de ser amigo antes de ter. Ser amigo tem a ver com cultivar algumas atitudes diante do mundo:
Como cultivar amizades pode ser ensinado e quanto mais cedo melhor. Não é necessário nenhum curso com receituário pronto do tipo “como fazer amizade e influenciar pessoas” para isso, mas sim desenvolver algumas atitudes e ampliar a própria visão de mundo. Ter algum parceiro mais experiente nos ajudando a entender isso é muito valioso e a escola é um ótimo lugar para esse aprendizado.
Educar para a amizade é educar para quatro saberes:
Tanto na Educação Infantil como no Ensino Fundamental há incontáveis oportunidades de aprendizado, inclusive os conflitos cotidianos! Eles são oportunidades de aprender a enxergar o outro, se comunicar sem violência, compartilhar. Nessa fase aprendemos a trabalhar colaborativamente, tudo isso está na base para desenvolvermos a capacidade de termos e sermos amigos.
O papel da mediação de educadores é fundamental, seja na condução das atividades e promoção das interações, seja com seus próprios exemplos, de seu papel como modelos. Aliás, como tudo na escola, e na vida, educamos mais como modelos e nossas ações do que com palavras. Como estão hoje aqueles que já foram seus amigos para sempre?
No CEB, trabalhamos com projetos multietários, o que muitas vezes estimula novas relações e aprendizados com o outro, como vemos nesse vídeo da série “Como é o 1º ano no CEB?”
• Ter amigos é cada vez mais importante em um mundo cada vez mais competitivo, sem paciência, de relações ligeiras e superficiais;
• Na escola há incontáveis oportunidades de aprendizado para a amizade, inclusive os conflitos cotidianos! Eles são oportunidades de aprender a enxergar o outro, se comunicar sem violência, compartilhar;• Ter algum parceiro mais experiente nos ajudando a nos desenvolver para a amizade é muito valioso e a escola é um ótimo lugar para esse aprendizado.