É fundamental ressaltar que o ciclo da Educação Infantil é muito importante e muitas coisas acontecem nessa fase da infância. Por isso, não entendemos esse período como “preparatório” para o Ensino Fundamental. Por outro lado, partindo do pressuposto do desenvolvimento, o que se vivência na nessa fase tem consequências na etapa seguinte da escolaridade.
No CEB, a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental é feita de forma gradativa e acolhedora, com atenção para as necessidades individuais, mas também da faixa etária.
Ao longo de toda Educação Infantil, são pensadas também atividades e rotinas que colaboram com o desenvolvimento da Independência, organização e compromisso com o espaço e trabalhos coletivos. São atividades e rotinas que vão desde os cuidados individuais com os próprios pertences, organização dos próprios materiais e do espaço coletivo. Com a supervisão à distância, alunos e alunas, por exemplo, são incentivados a arrumar seus materiais, sejam as roupas de natação ou judô, como material de desenho e brinquedos e espaço utilizado. E esse processo de transição e crescimento dentro da escola, acompanha todas as fases de desenvolvimento dos alunos, não só na transição entre segmentos.
Gradativamente, essa transição acontece também ao longo do primeiro ano do Fundamental. Na Educação Infantil as mochilas ficam dentro da sala de aula e os alunos e alunas contam com auxílio muito próximo do educador para administrar os seus materiais. Juntos, veem se faltou alguma coisa que eles vão usar ao longo do dia, se está tudo organizado. Já no primeiro ano, as mochilas ficam no corredor. Pode parecer um detalhe sem importância para o desenvolvimento da autonomia, mas não é, pois traz um exercício para a independência, uma vez que os adultos se posicionam mais distantes, de modo que elas possam exercitar, num primeiro momento, o cuidar “sozinha” da própria mochila. É natural que encontrem dificuldades no primeiro momento, então os educadores incentivam que as próprias crianças as resolvam, fazendo perguntas e orientações. Persistindo o problema, aí sim os educadores vão interferir mais diretamente, mas sempre dando espaço para elas exercitarem suas responsabilidades enquanto tornam-se cada vez mais independentes.
No primeiro ano, uma novidade são as Atividades Dirigidas (AD), que acontecem no contra turno de aulas. Esse é um momento de introdução de procedimentos e atitudes para o trabalho, pensando nas futuras “lições de casa”. Nelas, desenvolvem habilidades básicas para as formalizações do Ensino Fundamental, tais como encaixe, simetria, bordado, praxia manual, organização de material e local de estudo, além da limpeza do trabalho, por exemplo.
A partir do segundo ano do Ensino Fundamental do CEB, os alunos do período integral têm os Horários de Estudo (HE), momentos em que fazem o que, em outras escolas, seriam as lições de casa. No CEB elas são feitas com o acompanhamento de educadores.
Ao longo do primeiro ano, as crianças trabalham com a letra cursiva, finalizando o ano, na sua grande maioria – uma vez que as individualidades são respeitadas, com o domínio do traçado de todas elas.
No primeiro ano, o inglês continua a ser trabalhado todos os dias, com projetos e formalização da língua.
Também no primeiro ano, há a introdução da avaliação no formato de boletim, mas, diferentemente do que acontece a partir do segundo, ainda não há uma avaliação numérica, e sim expressa em conceitos: “bom”, “muito bom” e “em processo”.
São introduzidos os planos de trabalho e as autoavaliações, que continuam ao longo de todo o Ensino Fundamental.
Os planos de trabalho são uma forma dos alunos se acostumarem com a ideia de se organizarem para o período de um mês. Neles, os alunos têm a ajuda da professora para traçar objetivos e elaborar estratégias, para conteúdos acadêmicos, procedimentais e atitudinais, como por exemplo no primeiro ano, “reconhecer os números de 0 a 30” ou “respeitar o turno de fala”. Ao final do período, a professora ajuda os alunos a fazerem autoavaliação e traçar novos objetivos.
– No CEB, a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental é feita de forma gradativa e acolhedora, com atenção para as necessidades individuais, mas também da faixa etária;
– A transição é feita ao longo de dois anos: o último da Educação Infantil e o primeiro do Ensino Fundamental;
– Como parte do trabalho está o desenvolvimento de habilidades básicas para o Ensino Fundamental.
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