Um dia no Infantil Multi (1 a 3 anos)

20 de maio de 2025 | Berçário, Educação Infantil, Férias

Espaço enorme, tempo flexível, projeto inovador.

Educadores e arquitetos trabalharam juntos para conceber um espaço estimulante para crianças e professores. O resultado é o Infantil Multi do CEB, um espaço flexível e inovador.

Para onde quer que a criança olhe, ela vê desafios, possibilidades de brincadeiras e oportunidades para aprender. O dia passa rapidamente com tantas coisas a fazer, a aprender.

No Infantil Multi, crianças de 1 a 3 anos têm atividades livres e dirigidas, em grandes e pequenos grupos, com educadores de diferentes áreas: vivências corporais, sensoriais e musicais, inglês, natação, ateliê de artes e jogos. Em atividades livres, as crianças também desenvolvem a independência.

Tempo da criança não é o tempo do relógio

No Infantil Multi, convivem dois tempos: o institucional e o da criança, o do relógio e o da descoberta. As crianças vivem intensamente para aquilo a que se dedicam. Nos momentos em que as crianças exploram o ambiente e escolhem a que se dedicar, o olhar atento dos educadores identifica os momentos de preservar e incentivar esses percursos individuais de aprendizado.

Mas há os tempos institucionais: almoço, chegada, saída, atividades individuais e coletivas. Aí entram o olhar específico de educador, a sensibilidade e as estratégias desenvolvidas por eles. Esses percursos e tempos diversos, sejam livres ou dirigidos, estão contemplados no planejamento docente.

Materiais conhecidos e inusitados

Sim, o plástico faz parte do Infantil Multi, mas ele não está sozinho: galhos, folhas, pedras, madeira, metais, tintas, espumas, argila, areia. Há todo tipo de material que possa ampliar experiências e repertórios. Materiais de diversas origens, cores, pesos e texturas. O mundo todo em uma sala enorme.

Materiais estruturados e não estruturados

No Multi você encontra materiais estruturados como pequenos caminhões, bonecas, carrinhos de supermercado, jogos, mas também vai encontrar tocos de madeira, pedaços de espuma e tecidos e materiais naturais que poderão se transformar em caminhões, bonecas, carrinhos de supermercado, por exemplo. Mas nesses casos, eles serão criações das próprias crianças, em oportunidades de tatear, transformar, imaginar e pensar diferente.

Um espaço de uma escola sociointeracionista

O Infantil Multi nasceu no CEB, uma escola que valoriza competências que envolvem interações em grupo, tais como comunicação, resolução de conflitos e conquistas em equipe, uma escola que incentiva a participação, a manifestação e a colaboração; que acredita que a mediação do outro é fundamental para compreender o mundo e transformá-lo. É uma metodologia que promove fortemente habilidades socioemocionais e relacionamentos interpessoais, tão importantes nos nossos dias.

Portanto, as atividades no Infantil Multi respeitam os tempos das crianças, mas promovem as interações. O espaço foi concebido por arquitetos e educadores pensando em promover esses encontros, mediados ou não por educadores, com ou sem materiais pedagógicos. Aprendemos com o outro.

Conheça mais sobre a estrutura do CEB no nosso site.

Em resumo:

  • * Educadores e arquitetos trabalharam juntos para conceber um espaço estimulante para crianças e professores. O resultado é o Infantil Multi do CEB, um espaço flexível e inovador;
  • * No Infantil Multi convivem dois tempos: o institucional e o da criança, o do relógio e o da descoberta;
  • * O Infantil Multi nasceu no CEB, uma escola que valoriza competências que envolvem interações em grupo, tais como comunicação, resolução de conflitos e conquistas em equipe, uma escola que incentiva a participação, a manifestação e a colaboração.

O Post não tem posts relacionados no momento

Receba notícias sobre o CEB. Inscreva-se

Entre em contato pelo WhatsApp Ícone do Whatsapp
Entre em contato pelo WhatsApp
Ícone do Whatsapp