O estresse muitas vezes é inevitável, por isso é importante saber lidar com ele. Numa situação escolar, pode até atrapalhar o desempenho dos alunos e a escola tem condições de ajudá-los a aprender a lidar também com essa situação.
O estresse é uma reação natural diante de uma situação desafiadora. Ele pode paralisar ou ajudar a nos mobilizar e assim lidar com as dificuldades inevitáveis da vida. Ao aprender a lidar com o estresse, desenvolvemos resiliência e força para enfrentar obstáculos e situações novas. Não há evolução sem desacomodação e alguma dose de estresse; mas quando ele aparece em excesso ou quando não sabemos lidar com ele, pode ser muito prejudicial à saúde mental, como temos visto com cada vez mais frequência por todos os lados.
Se quisermos nos desenvolver de forma saudável, pessoalmente e profissionalmente, precisamos administrar o estresse, não eliminá-lo.
Reconhecer o aspecto educativo do estresse é fundamental para lidar com ele no ambiente escolar.
O que para alguns alunos é estressante, para outros não tem qualquer efeito ou é até um estímulo positivo. Reconhecer essas diferenças também é papel dos educadores.
Elaborar atividades com a intenção de aprender a lidar com desafios pode ser bastante eficaz, então no CEB toma-se alguns cuidados, tais como:
Os níveis de exigência também devem ser dosados, dependendo do estudante e do momento pelo qual ele está passando. Aqui é importante encontrar a medida exata de exigência, levando o aluno a progredir e se fortalecer sem atravessar a linha do desinteresse ou desistência.
O autoconhecimento é um desafio para a vida toda e pode contribuir muito para um bem-estar emocional. A escola pode ajudar muito no desenvolvimento da capacidade de estudantes reconhecerem suas qualidades, potenciais e dificuldades. Aprender a lidar com estresse passa por perceber o impacto que alguns processos têm sobre nós. É preciso experiência e maturidade, mas quanto antes aprendermos instrumentos para lidar com isso, melhor.
Um desses instrumentos é a percepção, baseada no poder da atenção e da observação, cada vez mais difícil em uma rotina repleta de estímulos e por isso cada vez mais necessário!
Perceber como um estudante reage a uma determinada situação é fundamental ao educador e quanto mais ele compartilhar essa observação com o próprio estudante, mesmo os menores, melhor.
No CEB, embasados pela formação da @mind.kids, nossos educadores convidam os alunos e alunas a momentos de meditação, que exercitam o mindfulness, durante a rotina de aulas.
– Ao aprender a lidar com o estresse, desenvolvemos resiliência e força para enfrentar obstáculos e situações novas;
– O que para alguns alunos é excessivamente estressante, para outros é até um estímulo positivo. Reconhecer essa diferença também é papel dos educadores;
– Elaborar atividades com a intenção de aprender a lidar com desafios pode ser bastante eficaz.