Sem uniforme, mais reflexão  

4 de setembro de 2024 | Educação Infantil, Fundamental 1, Fundamental 2

- Com que roupa vou? Uma simples pergunta é uma oportunidade de aprendizado.  

Quando chegamos em um lugar em que esperamos ver pessoas uniformizadas e isso não acontece, a primeira impressão pode ser a de que há um ar de desleixo ou desorganização. 

Quando se trata de uma escola que não exige o uso de uniforme, o visitante pode até pensar que é um lugar onde não se exige disciplina, onde não se valoriza regras. Normalmente é o oposto disso. Já que quando uma escola escolhe não exigir uniforme ela se impõe mais trabalho educacional. 

Mais uma oportunidade de aprender 

Tudo o que acontece em uma escola é (ou deveria ser) intencionalmente construído. Todas as oportunidades de educar deveriam ser bem-vindas e aproveitadas. A questão da não obrigatoriedade do uso do uniforme é uma forma de proporcionar aos alunos mais um momento de reflexão ao se verem obrigados a escolher uma roupa para seu local de trabalho. Vou privilegiar o conforto? Qual é a importância da aparência? O que é apropriado usar?  

Nessa escolha, há a dimensão do estilo próprio que ele pode querer projetar, inclusive usar a roupa como uma forma de chamar a atenção, expressar um sentimento, protestar ou se afirmar, correndo o risco de gerar um conflito devido a uma possível inadequação.  

Especialmente sensível para o jovem, ser aceito pelo grupo também passa pela forma de se vestir. É uma chance de se perguntar: qual é a importância da opinião dos outros? Qual é a imagem que quero projetar? São escolhas diárias que podem nos ajudar a desenvolver independência, responsabilidade e autoconhecimento. 

No CEB 

No CEB, os alunos não são obrigados a usar uniforme escolar. 

Os alunos são encorajados a escolher roupas confortáveis, como camisetas, agasalhos, calças e bermudas, shorts mais longos, de moletom ou malha.  

Se a escola considerar uma roupa inadequada, o aluno é chamado para uma conversa. 

Os alunos devem usar, preferencialmente, o tênis como calçado. Sandálias também podem ser usadas. Não são permitidos chinelos, sapatos de solado escorregadio e saltos. 

Para algumas atividades há necessidade de uso de uniforme específico. Neste caso, o professor orienta quanto à roupa mais adequada. 

Todos os alunos devem ter uma camiseta do CEB, usada em eventos internos ou externos e em todas as atividades extraclasse (saídas) realizadas pela escola. A camiseta do CEB não pode ser “customizada”, tem que ser mantida em seu modelo original. 

Em resumo: 

  • Quando uma escola escolhe não exigir uniforme, ela se impõe mais trabalho educacional; 
  • A questão da não obrigatoriedade do uso do uniforme é uma forma de proporcionar aos alunos mais um momento de reflexão; 
  • São escolhas diárias que podem nos ajudar a desenvolver independência, responsabilidade e autoconhecimento. 

Receba notícias sobre a CEB. Inscreva-se

Entre em contato pelo WhatsApp Ícone do Whatsapp
Entre em contato pelo WhatsApp
Ícone do Whatsapp