BERÇÁRIO

O CEB dá início à sua proposta pedagógica e educacional, acolhendo crianças desde os primeiros meses de vida: de 0 a 2 anos agrupadas por semestre de nascimento, com trabalho desenvolvido em quatro etapas semestrais Berçário 1, 2, 3 e 4 (B1, B2, B3 e B4).

Nessa fase, o cuidado é essencial, sendo a puericultura um dos objetivos importantes do trabalho. Com o tempo, o cuidado visando às necessidades básicas da criança dá lugar à promoção do desenvolvimento da independência. O aspecto central passa a ser o trabalho pedagógico e educacional.

Nos primeiros anos de vida o ser humano tem uma enorme curiosidade pelo mundo à sua volta e uma efervescente capacidade de aprendizagem.

No CEB, as crianças têm ampla possibilidade de experimentar, aprender, se expressar e se comunicar nas mais diferentes linguagens. O pioneirismo reconhecido fez do Berçário do CEB – Comecinho de Vida ponto de referência para a comunidade educacional de São Paulo e de outros locais do Brasil.

A dinâmica de funcionamento do Berçário do CEB é muito particular, individualizada. Neste segmento, há uma flexibilidade grande em relação aos horários de entrada e saída dos bebês. Além do período integral, há a possibilidade de permanência dos bebês em período de 4 ou de 6 horas. 

ATIVIDADES

Todas as atividades são intencionalmente planejadas por profissionais competentes, permeadas pelo cuidado amoroso e o atendimento afetivo, em um espaço estimulante visando o desenvolvimento integral do aluno.

No CEB, você vai ver esse cuidado por onde quer que ande: nas refeições, nas atividades de estimulação ou nas recreações que incentivam a exploração do meio à sua volta, a independência e a sociabilização.

  • Em uma visita pela escola, você pode ver os bebês participando de atividades lúdicas e de estimulação que contribuem para o desenvolvimento de habilidades motoras, cognitivas e sociais. Juntos, podem desfrutar de um ambiente planejado por uma equipe de berçaristas e professores, em permanente aperfeiçoamento, sob a supervisão de profissionais especializados.

VIVÊNCIAS

A escola realiza com os alunos várias vivências, que têm por objetivo a ampliação do universo cultural, do conhecimento e das relações de parceria e de trabalho entre os alunos, entre alunos e escola, entre escola e comunidade.

Os alunos do Berçário participam das seguintes vivências:

  • Festa Junina
  • Mostra de Trabalhos – B4
  • Aula aberta de Estimulação Motora – B4
  • Semana de Leituras – B4
  • Exposição de Artes – B4
  • Saídas pedagógicas – B4
  • Eventos com os pais
COORDENADORA

Adriana Padilla: coordenadora pedagógica educacional do Berçário ao G1