FUNDAMENTAL 1

O Ensino Fundamental 1 é dividido em turmas de 1º a 5º ano, envolvendo alunos a partir dos 6 anos de idade. Os objetivos consideram as características da faixa etária e as possibilidades de desenvolvimento e de superação de desafios.

Todas as atividades são obrigatórias, divididas entre pedagógicas (concentradas no período da manhã) e específicas (concentradas no período da tarde), segundo critérios relacionados à filosofia e ao projeto pedagógico da escola.

Aprender a estudar requer tempo, disciplina, procedimentos e empenho.

O trabalho de orientação de estudos, realizado na própria escola, desde o 1º ano do Ensino Fundamental, vai adquirindo dinâmicas e objetivos progressivos de autonomia e de consolidação de procedimentos relacionados ao ato de estudar.

Nesta fase, são aprendizes vorazes e estão abertos para várias aprendizagens (leitura, escrita, etc.); querem saber o que as coisas são, como funcionam, para que servem, como são feitas e de onde vêm.

O currículo, definido com base nas exigências legais e na especificidade da escola, é composto por um rol de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais.

O elenco desses conteúdos tem como matriz cinco pilares fundamentais: SABER, FAZER, CRIAR, SER e CONVIVER. É um momento de apropriação sistematizada de conteúdos escolares e de desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à produção acadêmica, ao relacionamento social, à cidadania e à formação do estudante.

ATIVIDADES

Todas as atividades promovem condições para que o aluno seja protagonista de sua aprendizagem e possa responsabilizar-se pela construção de seu projeto de vida, utilizando-se de suas competências e habilidades, reconhecendo e explorando seu potencial, fazendo escolhas com autonomia e consciência.

O aluno deve “aprender a aprender”, saber pesquisar, refletir e criar; deve interpretar, atuar, buscar alternativas e resolver problemas.

Do 1º ao 4º ano, cada turma tem uma sala ambientada para as diferentes necessidades de trabalho, ao longo do dia. O trabalho pedagógico dos alunos de 5º ano se desenvolve em salas-ambiente: um espaço de trabalho específico para cada disciplina. E são os alunos que se movimentam pelas salas de acordo com o horário escolar.

VIVÊNCIAS

As vivências, realizadas pela escola com os alunos, têm por objetivo a ampliação do universo cultural, do conhecimento e das relações de parceria e de trabalho entre os alunos, entre alunos e escola, e entre escola e comunidade.

Os alunos do Ensino Fundamental 1 participam das vivências:

  • Festa Junina
  • Feira Cultural
  • Apresentações de Música e Dança
  • Semana de Leituras
  • Saídas Pedagógicas
  • Evento com Pais
  • Exposição de Artes
  • Eventos Esportivos
  • Viagens
  • Entrega de Portfólio – 1º ano

     

VIAGENS

No CEB, o princípio de que a aprendizagem acontece em todas as ações, em qualquer espaço escolar, estendendo-se para fora dos muros da escola.

As viagens envolvem todos os alunos desde a Educação Infantil, sendo intencionalmente planejadas de acordo com a faixa etária. A proposta de cada uma é apresentada anualmente aos pais e alunos em reuniões específicas, previamente agendadas.

Para os alunos de 1º a 3º anos são viagens de 4 dias e para os alunos de 4º e 5º anos, de cinco dias.

  • Sair e viajar com a escola é uma oportunidade de desenvolver a independência e a sociabilização. Além de aprender a assumir responsabilidades pelas suas ações e pela solução de conflitos e problemas; de despertar para o cuidado com o meio ambiente; de aprender com o erro; de estreitar relações; de superar-se e celebrar conquistas

    Conheça o coordenador de Viagens: Walter Sávio Fonseca

COORDENADORAS

Elaine Pires: coordenadora pedagógica educacional do G2 ao 1º ano

Nádia Oliveira: coordenadora pedagógica educacional do 2º ao 5º ano