FUNDAMENTAL 2

O Ensino Fundamental 2 é dividido em turmas de 6º a 9º ano, envolvendo alunos a partir dos 10 anos.  Os objetivos consideram as características da faixa etária e as possibilidades de desenvolvimento e de superação de desafios.

 

As atividades pedagógicas estão concentradas no período da manhã e as específicas, em sua maioria, no período da tarde. Os alunos podem escolher quais atividades específicas e/ou oficinas participarão, à exceção do Horário de Estudos.

Aprender a estudar requer tempo, disciplina, procedimentos e empenho.

O trabalho de orientação de estudos, realizado na própria escola, do 1º ao 9 º ano do Ensino Fundamental, vai adquirindo dinâmicas e objetivos progressivos de autonomia e de consolidação de procedimentos relacionados ao ato de estudar.

No 6º ano, os objetivos ampliam-se para o compromisso do aluno com o registro das atividades a realizar e com o estudo diário. De 7º a 9º anos, todas as habilidades e comportamentos anteriormente desenvolvidos são aprofundados, para que o aluno saiba estudar de forma autônoma, eficiente e organizada.

O currículo, definido com base nas exigências legais e na especificidade da escola, é composto por um rol de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais.

O elenco desses conteúdos tem como matriz cinco pilares fundamentais: SABER, FAZER, CRIAR, SER e CONVIVER. É um momento de consolidação da aprendizagem dos conteúdos escolares (5º e 6º anos), de aprofundamento da aprendizagem desses mesmos conteúdos (7º a 9º anos) e do desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à produção acadêmica, ao relacionamento social, à cidadania e à formação do estudante.

ATIVIDADES

Todas as atividades promovem condições para que o aluno seja protagonista de sua aprendizagem e possa responsabilizar-se pela construção de seu projeto de vida, utilizando-se de suas competências e habilidades, reconhecendo e explorando seu potencial, fazendo escolhas com autonomia e consciência.

O aluno deve “aprender a aprender”, saber pesquisar, refletir e criar; deve interpretar, atuar, buscar alternativas e resolver problemas.
São consideradas atividades específicas, incluindo as oficinas, todas as atividades que promovem o desenvolvimento de habilidades das áreas física, esportiva, artística e tecnológica. Assim, ao longo de sua trajetória acadêmica no CEB, cada aluno poderá encontrar uma ou mais atividades com que se identifica, em que se realiza e se destaca, sendo reconhecido e valorizado por isso.

O trabalho pedagógico dos alunos de 6º a 9º anos se desenvolve em salas-ambiente, ou seja, cada disciplina tem o seu espaço de trabalho específico e são os alunos que se movimentam por estas salas de acordo com a ordem estabelecida no horário escolar.

VIVÊNCIAS

As vivências, realizadas pela escola com os alunos, têm por objetivo a ampliação do universo cultural, do conhecimento e das relações de parceria e de trabalho entre os alunos, entre alunos e escola, e entre escola e comunidade.

Os alunos do Ensino Fundamental 2 participam das vivências:

  • Festa Junina
  • Feira Cultural
  • Apresentações de Música, Teatro e Dança
  • Semana de Leituras
  • Saídas Pedagógicas
  • Exposição de Artes
  • Eventos Esportivos
  • Olimpíadas Brasileiras de Matemática e Física
  • Campeonato de Robótica
  • Mostra das Oficinas
  • Viagens
  • Cerimônia de Formatura
  • Entrega dos certificados de Cambridge
VIAGENS

No CEB, o princípio de que a aprendizagem acontece em todas as ações, em qualquer espaço escolar, estendendo-se para fora dos muros da escola.

As viagens envolvem todos os alunos desde a Educação Infantil, sendo intencionalmente planejadas de acordo com a faixa etária. A proposta de cada uma é apresentada anualmente aos pais e alunos em reuniões específicas, previamente agendadas.

Para os alunos de 6º a 8º anos são viagens de 5 dias e para os alunos de 9º ano, a viagem de formatura cerca de 10 dias.

  • Sair e viajar com a escola é uma oportunidade de desenvolver a independência e a sociabilização. Além de aprender a assumir responsabilidades pelas suas ações e pela solução de conflitos e problemas; de despertar para o cuidado com o meio ambiente; de aprender com o erro; de estreitar relações; de superar-se e celebrar conquistas.

    Conheça o coordenador de Viagens: Walter Sávio Fonseca

COORDENADORA

Carol Moura: coordenadora pedagógica educacional do Fundamental 2

TUTORIA

Carol Moura: coordenadora pedagógica e educacional

Para acompanhar e orientar o trabalho dos alunos de forma mais sistemática, há o professor-tutor, que é um dos professores titulares. O professor-tutor realiza suas funções no período da tarde, atendendo alunos e famílias.

O CEB tem parcerias com escolas do Ensino Médio

Conheça