EDUCAÇÃO INFANTIL

As crianças de 2 a 6 anos passam a ser agrupadas por faixa etária e o trabalho é desenvolvido em etapas anuais: Grupos de Infância 1, 2, 3 e 4 (G1, G2, G3 e G4).

Nesta fase, as crianças têm ampla possibilidade de experimentar, aprender, se expressar e se comunicar nas mais diferentes linguagens (corporal, simbólica, oral, artística, gráfica, etc.), desenvolvidas a partir da metodologia de projetos.

Os projetos são desenvolvidos, em cada grupo, a partir dos questionamentos e interesses dos alunos ou da observação atenta do professor. São estratégias de trabalho acerca de um tema que propiciam aos alunos pesquisar, trocar informações, levantar e confrontar hipóteses, fazer registros, escutar um ao outro, compartilhar e elaborar conhecimento.

ATIVIDADES

As atividades lúdicas promovem na criança a construção da imagem de si e do mundo que a cerca. Favorecem o cultivo da sensibilidade e da criatividade e contribuem para o desenvolvimento intelectual, físico e emocional.

Por meio do brincar, o aluno exercita suas potencialidades, desenvolve o pensamento e a sociabilidade. As brincadeiras propiciam oportunidades saudáveis para que a criança aprenda novos conceitos, adquira informações e avalie suas habilidades, possibilidades e progressos por meio das relações cotidianas.

  • Brincar foi e sempre será uma atividade prazerosa, espontânea e inerente ao ser humano. O brincar tem espaço garantido no cotidiano dos alunos e é um dos pilares do Direito à Infância. O lúdico está incorporado como um dos eixos de trabalho da Educação Infantil.

VIVÊNCIAS

A escola realiza com os alunos várias vivências, que têm por objetivo a ampliação do universo cultural, do conhecimento e das relações de parceria e de trabalho entre os alunos, entre alunos e escola, entre escola e comunidade.

Os alunos da Educação Infantil participam das seguintes vivências:

  • Festa Junina
  • Mostra de Trabalhos
  • Aula aberta de Música (G1), Dança (G3) e Judô (G3)
  • Apresentação de Música e Dança – G3 e G4
  • Semana de Leituras
  • Saídas pedagógicas
  • Exposição de Artes
  • Eventos com os pais
  • Eventos esportivos
  • Viagens
  • Ritual de Passagem – G4
VIAGENS

As viagens, que envolvem todos os alunos da Educação Infantil até o Fundamental 2, são importantes exemplos de que no CEB a aprendizagem acontece em todas as ações, em qualquer espaço escolar, estendendo-se para fora dos muros da escola.

Desenvolver a independência, a sociabilização, aprender a assumir responsabilidades pelas suas ações e pela solução de conflitos e problemas, despertar para o cuidado com o meio ambiente são alguns dos objetivos das saídas e viagens, bem como, aprender com o erro, estreitar relações, superar-se e celebrar conquistas.

A proposta de cada viagem é apresentada anualmente aos pais e alunos em reuniões específicas, previamente agendadas. Para o G1 a G4 a viagem dura 4 dias e é intencionalmente planejada, de acordo com a faixa etária.

Conheça o coordenador de Viagens: Walter Sávio Fonseca

PROJETO COCHILO

O sono após o almoço para os alunos de 0 a 4 anos sempre fez parte da rotina do CEB, como escola de período integral.

COORDENADORAS

Adriana Padilla: coordenadora pedagógica educacional
do Berçário ao G1

Elaine Pires: coordenadora pedagógica educacional
do G2 ao 1º ano