Reunião de Pais: Por que as famílias devem participar de reuniões?

28 de novembro de 2024 | Educação Infantil, Fundamental 1, Fundamental 2

– “Já há tantos compromissos durante o dia. Vale mesmo a pena ir à reunião da escola?”

Por que é importante as famílias participarem de reuniões escolares, conhecidas como “reunião de pais e mestres” em alguns lugares, tanto coletivas como individuais?

  • – Para saber o que acontece na escola para além da versão do filho;
  • – Para saber como o projeto pedagógico é aplicado na sala de aula;
  • – Para entender sobre avaliações na educação infantil e desempenho;
  • – São oportunidades para contribuir e conhecer histórias de outras famílias que podem ser inspiradoras;
  • – São momentos de fortalecimento de laços entre os membros da comunidade quando são compartilhados receios e dúvidas entre as famílias;
  • – Entender as mudanças pelas quais a educação passou e ainda passa;
  • – Num mundo com oferta online 24h, a escola é um dos poucos lugares em que as relações são quase totalmente presenciais. O tempo da educação quase nunca é o tempo digital e é uma boa oportunidade para as famílias se conectarem a esse ritmo.

Quando o filho não está em casa

Nossa atuação no mundo depende, em grande medida, dos ambientes em que estamos. Uma criança em casa, onde muitas vezes é centro das atenções, é diferente da criança quando está cercada por outras crianças. Ela se transforma quando deve se adaptar a novas situações, quando conhece novas pessoas e com elas, novas formas de ver o mundo e atuar nele. Ela se transforma enquanto tem acesso a novos conhecimentos e práticas. Conhecer essa criança e seu processo é fascinante e necessário para as famílias. As reuniões escolares são momentos fundamentais para isso.

É comum o interesse das famílias em participar dessas reuniões diminuir ao longo dos anos. Não deveria ser assim. Educar jovens também traz grandes desafios para as famílias, talvez ainda maiores do que acontece com crianças em seus primeiros anos. Estar presente na escola, ouvindo sobre seus filhos e filhas, além de falar e ouvir sobre experiências, dúvidas e receios comuns pelos quais passam pais e mães nessa fase, pode trazer grandes benefícios a todos.

Parceria família-escola

Num movimento de mão dupla, famílias e educadores podem melhorar seus olhares em relação às crianças e jovens. Entender melhor quais são suas necessidades, suas fases de crescimento, seus potenciais, problemas e desafios. A atuação alinhada entre educadores e famílias potencializa os efeitos positivos no desenvolvimento das crianças.

Como a família pode se preparar para a Reunião de Pais:

  • – Prepare boas perguntas para a reunião de pais. Para isso, separe um tempo para pensar no percurso de seu filho ou filha;
  • – Priorize perguntas coletivas em reuniões com os pais, que sejam coletivas: objetivos e estratégias dos processos educativos, papel das famílias em atividades escolares etc;
  • – Vá para as reuniões com o espírito de um bom ouvinte para sair do espaço da validação das próprias crenças, muitas vezes formadas pelas experiências nos tempos de uma escola que já se transformou.

Em resumo:

  • – Nas reuniões escolares sabemos da escola para além da versão dos filhos;
  • – Nessas reuniões conhecemos nossos filhos em um espaço coletivo onde podem ser muito diferentes do que são em casa;
  • – Nesses momentos temos a chance de estar mais próximos da comunidade, trocando informações que nos ajudam a ser melhores educadores.

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