– “Já há tantos compromissos durante o dia. Vale mesmo a pena ir à reunião da escola?”
Por que é importante as famílias participarem de reuniões escolares, conhecidas como “reunião de pais e mestres” em alguns lugares, tanto coletivas como individuais?
Nossa atuação no mundo depende, em grande medida, dos ambientes em que estamos. Uma criança em casa, onde muitas vezes é centro das atenções, é diferente da criança quando está cercada por outras crianças. Ela se transforma quando deve se adaptar a novas situações, quando conhece novas pessoas e com elas, novas formas de ver o mundo e atuar nele. Ela se transforma enquanto tem acesso a novos conhecimentos e práticas. Conhecer essa criança e seu processo é fascinante e necessário para as famílias. As reuniões escolares são momentos fundamentais para isso.
É comum o interesse das famílias em participar dessas reuniões diminuir ao longo dos anos. Não deveria ser assim. Educar jovens também traz grandes desafios para as famílias, talvez ainda maiores do que acontece com crianças em seus primeiros anos. Estar presente na escola, ouvindo sobre seus filhos e filhas, além de falar e ouvir sobre experiências, dúvidas e receios comuns pelos quais passam pais e mães nessa fase, pode trazer grandes benefícios a todos.
Num movimento de mão dupla, famílias e educadores podem melhorar seus olhares em relação às crianças e jovens. Entender melhor quais são suas necessidades, suas fases de crescimento, seus potenciais, problemas e desafios. A atuação alinhada entre educadores e famílias potencializa os efeitos positivos no desenvolvimento das crianças.
O Post não tem posts relacionados no momento