Vivências multietárias na Escola

27 de janeiro de 2025 | Uncategorized

A vida é multietária. E a escola com isso?

A imensa maioria das pessoas com quem lidamos no cotidiano têm idades diferentes da nossa. Embora seja algo natural em nossas vidas, no espaço escolar as vivências multietárias, para acontecerem, precisam ser planejadas e cultivadas, já que o mais comum são os estudantes passarem os dias com seus pares de sala de aula.

Projetos multietários produtivos têm de ir além de juntar alunos e alunas de diferentes idades e implementar atividades na expectativa que interajam. Devem ser projetos marcados pela colaboração em pesquisas e apresentação de trabalhos. Nessas vivências deve haver aprendizado mútuo, tanto na escuta atenta como da valorização dos repertórios dos outros e a compreensão dos diferentes ritmos e perspectivas.

Um bom parâmetro para a escolha de uma escola

A valorização de projetos e atividades multietárias, expressos também na quantidade em que acontecem, pode ser um bom parâmetro para as famílias escolherem uma escola. Além do potencial educativo, ela indica um olhar mais atento para as realidades que seus filhos encontrarão na vida, tanto pessoal quanto profissional.

Essa valorização mostra a preocupação com atividades pedagógicas que podem ajudar a incluir diferentes potenciais e competências dos estudantes. Desenvolver amizade e colaboração com parceiros de idades diferentes, sejam mais novos ou mais experientes, traz grandes benefícios.

Competências mais desenvolvidas em atividades multietárias:

  • •⁠ ⁠Valorização da diversidade e respeito mútuo na resolução de conflitos e na busca por conhecimento;
  • •⁠ ⁠Comunicação com pessoas de repertórios e experiências diferentes;
  • •⁠ ⁠Aprendizagem colaborativa;
  • •⁠ ⁠Flexibilidade ao encarar desafios.

Um desafio para a equipe escolar

A gestão de grupos multietários exige técnica, conhecimento e empenho dos educadores. Não basta agrupar crianças de diferentes idades e deixá-las interagir. São necessárias estratégias pedagógicas diferenciadas, que exigem estudo e experiência dos educadores. Eles devem atuar como mediadores nos percursos de estudantes em diferentes estágios de desenvolvimento.

Vivências Multietárias no CEB

O CEB desenvolve projetos multietários ao longo de todo o percurso dos estudantes na escola.

  • •⁠ O Infantil Multi é um espaço de convivência e aprendizado para alunos de 1 a 3 anos. Juntos, exploram as atividades e os recursos de um espaço inovador, com flexibilidade de horários. Além de um currículo e projetos planejados, há vazios a serem preenchidos com brincadeiras espontâneas;
  • •⁠ ⁠As Mostras Culturais também são vivências e construções multietárias. Todos os anos, estudantes de diferentes séries se unem para realizar e expor trabalhos desenvolvidos ao longo de um semestre
  • •⁠ ⁠A Apresentação de Dança, Música e Teatro ao final de todo ano é um grande espetáculo de conquistas individuais e coletivas de todas as idades.

Veja mais artigos sobre como o CEB atua no desenvolvimento infantil. Veja o nosso blog sobre a avaliação escolar.

Em resumo:

  • •⁠ ⁠Embora seja algo natural e cotidiano em nossas vidas, no espaço escolar as vivências multietárias devem ser planejadas e cultivadas;
  • •⁠ ⁠Não basta agrupar crianças de diferentes idades e deixá-las interagir. São necessárias estratégias pedagógicas diferenciadas;
  • •⁠ ⁠A valorização de projetos e atividades multietárias pode ser um bom parâmetro para as famílias escolherem uma escola.

O Post não tem posts relacionados no momento

Receba notícias sobre a CEB. Inscreva-se

Entre em contato pelo WhatsApp Ícone do Whatsapp
Entre em contato pelo WhatsApp
Ícone do Whatsapp