– Na escola, o desenvolvimento socioemocional deve acontecer intencionalmente.
Quais são as competências necessárias para se enfrentar os desafios ou aproveitar as oportunidades de um mundo volátil, incerto e dinâmico a uma velocidade até então desconhecida? Vivemos em tempos complexos e está cada vez mais claro que competências técnicas e conhecimento de conteúdos escolares não serão suficientes.
Resiliência, empatia, foco, determinação e curiosidade para aprender são algumas das chamadas competências socioemocionais que serão cada vez mais necessárias para nossas interações e também para nossas batalhas cotidianas internas. Nesse contexto, nossa saúde mental e daqueles que estão em nosso entorno merecem atenção. As competências socioemocionais mais ligadas a ela são:
Bem-estar é a medida de satisfação como a pessoa avalia suas experiências e forma de estar no mundo. Aquelas que se relacionam mais diretamente ao bem-estar próprio são:
As competências que se relacionam mais diretamente ao desempenho escolar e, futuramente, na atividade profissional são:
Não nascemos competentes socioemocionalmente. Aprendemos e as fortalecemos ao longo da vida. Uma escola que visa um desenvolvimento integral não pode ser vista assim se essas competências não estiverem em seu planejamento de trabalho.
Dá muito trabalho investir no desenvolvimento socioemocional de alguém, é algo que exige paciência, repetição e atenção. Não adianta acreditar que elas são desenvolvidas naturalmente. Elas precisam ser planejadas, estimuladas e avaliadas, ou seja, é preciso que as competências sejam valorizadas e trabalhadas intencionalmente pela escola.
O desenvolvimento socioemocional produz grande impacto nas relações pessoais e profissionais, portanto, uma das medidas de sucesso de uma escola é ver se seus alunos, quando vão embora, levam as ferramentas emocionais que usarão para enfrentar seus desafios e aproveitar suas oportunidades ao longo da vida.
O trabalho de desenvolvimento de competências socioemocionais tem como características a intencionalidade e avaliações constantes sobre o processo de desenvolvimento delas em cada aluno, além de uma abordagem longitudinal, ou seja, é desenvolvido em temas de projetos ao longo de todo o percurso escolar. São exemplos:
O Post não tem posts relacionados no momento