– O bebê começou a andar na escola no retorno às aulas. É que em casa, ele nem precisava…
Há coisas que só acontecem na escola, lugar onde sistemática e intencionalmente pessoas de diferentes idades se encontram para se desenvolver, aprender e se fortalecer para enfrentar as imprevisibilidades da vida. O retorno às aulas é o reencontro desse espaço de oportunidades e desafios.
Em casa, seja nas férias ou em período de aulas, há aprendizado e convivência, mas na escola esse é o foco desde a entrada, no início da manhã, até o momento da volta para a casa. O repertório de atividades escolares, seus espaços e as interações entre colegas e educadores são preparados intencionalmente para o desenvolvimento, tanto cognitivo quanto emocional.
Voltar à rotina, isto é, recomeçar a estudar nessa volta às aulas, muitas vezes pode gerar resistência ou ansiedade, o que também são naturais. Mas, logo, a volta às aulas deve ser motivo de alegria. Se após a readaptação não for, é o caso das famílias ligarem um sinal de alerta. O retorno às aulas é o melhor momento de ficar atento a esses sinais.
Não é raro que a adaptação à nova rotina seja mais desafiadora para as famílias do que aos alunos, especialmente os mais novos. Há os aspectos práticos dos deslocamentos, dos preparos como vestimenta dos filhos, agenda, tarefas escolares, além da ausência depois de dias de intensa convivência.
Para um retorno mais tranquilo:
Esse retorno também traz a possibilidade de um recomeçar de forma diferente. O que foi bom no semestre anterior? O que deve mudar? Como tornar mais produtivo esse novo período? São questões que sempre devem estar à vista, mas são mais naturais nos momentos de mudanças de rotina, como acontecem nos retornos escolares. São questionamentos que devem ser feitos em conjunto com os profissionais da escola. As soluções e intervenções passam por essa parceria.
Bom retorno às aulas a todos do CEB – Centro Educacional Brandão!
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