A difícil missão de dormir bem

6 de fevereiro de 2023 | Educação Infantil

O transatlântico não dá “cavalo-de-pau”. 

O que isso tem a ver com um sono tranquilo? 

Assim como é difícil mudar de repente a rota de um grande navio, ter uma boa noite de sono é um desafio quando tudo o que fazemos é lutar contra o silêncio ao longo do dia.  

Uma boa noite de sono é algo que se constrói ao longo do dia. Mais do que isso, pode ser fruto de hábitos cultivados ao longo de uma vida.  

A qualidade do sono é, ao mesmo tempo, causa e consequência: quando boa, é geradora de um dia produtivo e resultado de um dia equilibrado; quando ruim, pode ser sinal de uma rotina desequilibrada e o impacto dela irá dificultar ainda mais as tarefas do dia seguinte. 

É certo que há casos mais extremos de distúrbios de sono com tratamentos específicos, mas noites mal-dormidas são queixas bastante comuns em uma sociedade que tem pressa sempre e aversão ao silêncio. Uma rotina mais equilibrada ajuda muito para termos noites tranquilas e restauradoras. Ela envolve hábitos alimentares, algumas práticas no final do dia e atitudes que colaboram para termos uma mente menos agitada no momento em que colocamos a cabeça no travesseiro. 

Duplo desafio 

Uma boa noite de sono é fundamental tanto para adultos como para as crianças. Então, para as famílias é um duplo desafio: regular o próprio sono e ajudar no de seus filhos. Podemos iniciar essa tarefa importante sendo nós mesmos bons exemplos. 

Dicas: 

  • Mande sinais ao corpo de que está chegando a hora de dormir: desacelere suas atividades, evite o uso de telas, não ingira alimentos ou líquidos no final do dia, diminua a iluminação dos ambientes, cuide do conforto térmico, desligue-se das preocupações do dia que termina e das expectativas do dia seguinte.  
  • Não basta qualidade, quantidade também é importante. A quantidade de horas necessárias varia de acordo com a idade e também de pessoa para pessoa. 
  • Procure manter sempre o mesmo horário para ir para cama e para acordar, mesmo aos finais de semana. Especialistas recomendam a rotina para a qualidade do sono.  
  • Regule as sonecas diurnas. Se forem muito longas, podem dificultar o sono à noite. 
  • Cultive o hábito de conversar tranquilamente com seus filhos no final do dia. Isso pode ajudá-los a desacelerar, ao mesmo tempo em que pode espantar medos ou inseguranças que atrapalham o sono. 
  • Pense em suas noites de sono como termômetros de seus hábitos. Preste atenção no que elas estão mostrando. 

  Em grande parte, a beleza da vida está em que há um dia após o outro. Então, amanhã teremos mais uma chance de, com algumas mudanças de hábito, ter uma boa noite de sono. 

Em resumo: 

  • Uma boa noite de sono é algo que se constrói ao longo do dia, ou da vida; 
  • A qualidade do sono é, ao mesmo tempo, causa e consequência; 
  • Mande sinais ao corpo de que está chegando a hora de dormir; 
  • A quantidade de horas necessárias varia de acordo com a idade e também de pessoa para pessoa; 
  • Cultive bons hábitos. Seja um bom exemplo para seu filho. 

Receba notícias sobre a CEB. Inscreva-se

Entre em contato pelo WhatsAppÍcone do Whatsapp
Entre em contato pelo WhatsApp
Ícone do Whatsapp