O transatlântico não dá “cavalo-de-pau”.
O que isso tem a ver com um sono tranquilo?
Assim como é difícil mudar de repente a rota de um grande navio, ter uma boa noite de sono é um desafio quando tudo o que fazemos é lutar contra o silêncio ao longo do dia.
Uma boa noite de sono é algo que se constrói ao longo do dia. Mais do que isso, pode ser fruto de hábitos cultivados ao longo de uma vida.
A qualidade do sono é, ao mesmo tempo, causa e consequência: quando boa, é geradora de um dia produtivo e resultado de um dia equilibrado; quando ruim, pode ser sinal de uma rotina desequilibrada e o impacto dela irá dificultar ainda mais as tarefas do dia seguinte.
É certo que há casos mais extremos de distúrbios de sono com tratamentos específicos, mas noites mal-dormidas são queixas bastante comuns em uma sociedade que tem pressa sempre e aversão ao silêncio. Uma rotina mais equilibrada ajuda muito para termos noites tranquilas e restauradoras. Ela envolve hábitos alimentares, algumas práticas no final do dia e atitudes que colaboram para termos uma mente menos agitada no momento em que colocamos a cabeça no travesseiro.
Uma boa noite de sono é fundamental tanto para adultos como para as crianças. Então, para as famílias é um duplo desafio: regular o próprio sono e ajudar no de seus filhos. Podemos iniciar essa tarefa importante sendo nós mesmos bons exemplos.
Em grande parte, a beleza da vida está em que há um dia após o outro. Então, amanhã teremos mais uma chance de, com algumas mudanças de hábito, ter uma boa noite de sono.
Em resumo: