- Parabéns pra você não precisa do “com quem será”.
Há muitos perigos na adultização infantil, que costuma acontecer de formas bastante sutis e muitas vezes os adultos nem percebem: maquiagem, roupas adolescentes ou mesmo com modelos próprios a adultos ou na ideia romantizada de namorinhos infantis. Mas nós sabemos que criança não namora.
Às vezes, até por ingenuidade, não vemos problema em brincar com as crianças perguntando sobre namoradinho ou namoradinha, induzindo sem querer ao namoro infantil. Pra quê? Não existe, ou não deveria existir, namoro para as crianças. Tudo tem seu tempo e qualquer relativização nesse sentido deve ser evitada. Isso pode levar a uma erotização precoce e criança não namora nem de brincadeira.
O afeto é fundamental no desenvolvimento infantil, então as situações amorosas estão sempre presentes: amor de pai, de mãe, dos avós, irmãos e até de animais de estimação. Para a criança (às vezes para os adultos também) o amor é um sentimento tão forte e real, quanto difícil de explicar. É natural o interesse da criança pelo tema e que ela busque imitar os adultos quando estes manifestam amor entre eles. É um privilégio viver em uma casa ou estudar em uma escola em que se pode falar sobre o tema sem medo, mas sempre deve ser tratado pelos adultos de forma madura, cuidadosa e responsável.
O primeiro a fazer é conversar sobre o amor a partir de suas diversas expressões: empatia, carinho, atenção, cuidado, entre tantas outras. A criança sente-se contente em poder compreender esses sentimentos e falar sobre eles. Esses são momentos em que educadores e família podem desenvolver a ideia de que há diversas formas de amor e de que há idades para cada uma delas. Deve ficar claro que namorar é coisa de adulto e que só pode acontecer quando os dois quiserem!
É necessário acolher as dúvidas das crianças, não estabelecendo assuntos proibidos. Crianças são curiosas e se você não responder, elas vão encontrar quem responda e pode não ser do jeito que você acha adequado. O diálogo aberto e constante é fundamental, inclusive para saber quando as crianças podem namorar no futuro (apesar de sabermos que não existe uma data certa). A literatura, filmes e mesmo a troca com pais e mães mais experientes podem ajudar bastante. Informe-se.
A criança deve saber que há tempo para tudo, idades adequadas para várias ações humanas, desde trabalhar, assumir certas responsabilidades, até namorar.
O amor de amigo ou amiga, se podemos chamar assim a amizade, são tão importantes e podem ser cultivados ou aprendidos desde cedo. Cultivamos a amizade quando aprendemos a ouvir, a respeitar, a saber que o outro pode pensar diferente. Fortalecemos a amizade quando nos interessamos pelo outro, quando sentimos compaixão, quando gostamos de colaborar e compartilhar. Tudo isso também se aprende e se pode ensinar. Esses amigos e amigas terão um papel importante quando for o tempo de namorar. Eles estarão ao lado, vão compreender e ajudar a vivenciar as descobertas e frustrações que virão nos tempos de namoro.
Leia mais artigos no blog do CEB. Clique aqui para ler nosso artigo sobre Festa Junina.
O Post não tem posts relacionados no momento