Música na Educação Infantil

6 de outubro de 2023 | Educação Infantil, Fundamental 1

Senta, 

Por que você não senta? 

Todos já sentaram 

Agora só falta você!  

  

Crianças gostam de experimentar e a música é terreno fértil para isso. O ritmo, os movimentos do corpo e a melodia fazem as crianças sentirem-se ativas e criativas.  

Com a música, elas aprendem a ouvir atentamente, percebendo os diferentes instrumentos musicais e melodias, aprendem a se expressar cantando e dançando. Elas se divertem e podem entender o mundo à sua volta de maneira mais lúdica e criativa. Afinal, a música é suporte de histórias, personagens e emoções que nos marcam para sempre.

A importância da música na Educação Infantil: 

– Desenvolve interações e a sociabilização; 

– Ajuda a criança entrar em contato com suas emoções e sentimentos; 

– Promove o aprendizado de maneira lúdica; 

– Desenvolve o poder de concentração e engajamento; 

– Deixa as brincadeiras ainda mais divertidas; 

– Cria um ambiente mais propício para as atividades educacionais, seja para o relaxamento, interação ou empolgação; 

– Auxilia na percepção espacial e de linguagens; 

– É parte fundamental em diversas celebrações; 

– Com a música, as crianças entendem que podem criar algo coletivo e harmonioso.  

A presença da música na vida adulta 

Com maior ou menor intensidade, a música tem um papel importante durante toda a vida. Muitos momentos são marcados pela presença de uma música que nos ajuda a resgatá-los, por exemplo. Por isso, é comum nos lembrarmos da infância a partir de músicas que aprendemos a cantar nos primeiros anos, como as cantigas de ninar que remetem aos nossos pais, mães ou avôs. 

Mas, para além da memória afetiva, o próprio domínio de algum instrumento ou de cantar ampliam nossa percepção de mundo. Por isso também é importante a convivência com a música e seu aprendizado desde os primeiros anos escolares. 

No CEB 

No CEB, a música faz parte do trabalho desde o Berçário até o 9º ano. Nas turmas de Educação Infantil, as crianças cantam também nos deslocamentos entre salas de aula, na hora do descanso, no início e final das atividades de inglês. Há apresentações musicais, de dança e teatro. No início das aulas, as músicas podem também ajudar a manter as crianças atentas para o que acontece no grupo, como aquela que abre este texto, por exemplo. 

Em resumo: 

– O ritmo, os movimentos do corpo e a melodia fazem as crianças sentirem-se ativas e criativas; 

– A música é suporte de histórias, personagens e emoções que nos marcam para sempre; 

– A música cria um ambiente mais propício para as atividades educacionais e para o desenvolvimento socioemocional. 

O Post não tem posts relacionados no momento

Receba notícias sobre a CEB. Inscreva-se

Entre em contato pelo WhatsAppÍcone do Whatsapp
Entre em contato pelo WhatsApp
Ícone do Whatsapp