Senta,
Por que você não senta?
Todos já sentaram
Agora só falta você!
Crianças gostam de experimentar e a música é terreno fértil para isso. O ritmo, os movimentos do corpo e a melodia fazem as crianças sentirem-se ativas e criativas.
Com a música, elas aprendem a ouvir atentamente, percebendo os diferentes instrumentos musicais e melodias, aprendem a se expressar cantando e dançando. Elas se divertem e podem entender o mundo à sua volta de maneira mais lúdica e criativa. Afinal, a música é suporte de histórias, personagens e emoções que nos marcam para sempre.
– Desenvolve interações e a sociabilização;
– Ajuda a criança entrar em contato com suas emoções e sentimentos;
– Promove o aprendizado de maneira lúdica;
– Desenvolve o poder de concentração e engajamento;
– Deixa as brincadeiras ainda mais divertidas;
– Cria um ambiente mais propício para as atividades educacionais, seja para o relaxamento, interação ou empolgação;
– Auxilia na percepção espacial e de linguagens;
– É parte fundamental em diversas celebrações;
– Com a música, as crianças entendem que podem criar algo coletivo e harmonioso.
Com maior ou menor intensidade, a música tem um papel importante durante toda a vida. Muitos momentos são marcados pela presença de uma música que nos ajuda a resgatá-los, por exemplo. Por isso, é comum nos lembrarmos da infância a partir de músicas que aprendemos a cantar nos primeiros anos, como as cantigas de ninar que remetem aos nossos pais, mães ou avôs.
Mas, para além da memória afetiva, o próprio domínio de algum instrumento ou de cantar ampliam nossa percepção de mundo. Por isso também é importante a convivência com a música e seu aprendizado desde os primeiros anos escolares.
No CEB, a música faz parte do trabalho desde o Berçário até o 9º ano. Nas turmas de Educação Infantil, as crianças cantam também nos deslocamentos entre salas de aula, na hora do descanso, no início e final das atividades de inglês. Há apresentações musicais, de dança e teatro. No início das aulas, as músicas podem também ajudar a manter as crianças atentas para o que acontece no grupo, como aquela que abre este texto, por exemplo.
– O ritmo, os movimentos do corpo e a melodia fazem as crianças sentirem-se ativas e criativas;
– A música é suporte de histórias, personagens e emoções que nos marcam para sempre;
– A música cria um ambiente mais propício para as atividades educacionais e para o desenvolvimento socioemocional.
O Post não tem posts relacionados no momento