Brincando se diz verdades: as brincadeiras na escola

15 de março de 2024 | Educação Infantil

Com quem será? Com quem será? 

Dizem que os adultos falam verdades quando brincam e quando fazem piadas, mas e as brincadeiras na escola entre crianças? Entre elas, isso fica muito claro. Quando observamos elas brincarem, não é raro vermos que reproduzem situações cotidianas, imitam familiares com seus jeitos e falas mais recorrentes. Quando estão em jogos de faz-de-conta – os chamados jogos simbólicos – em que criam um mundo imaginário, como palácios, batalhas e heróis, elas mostram reinterpretações de ações e relações cotidianas do mundo real. Muitos autores afirmam que jogos desse tipo, essas brincadeiras na escola, ajudam as crianças no desenvolvimento cognitivo, emocional, motor, social e cultural.  

Brincadeiras na escola 

Cultivar o hábito do brincar também é função da escola. No espaço escolar, as brincadeiras são fonte de diversão, mas também de observação. O olhar do educador é naturalmente voltado para refletir sobre o desenvolvimento daqueles que brincam, seja em seus percursos individuais, seja em suas interações no grupo. Entre tantos aspectos, as brincadeiras na escola oferecem possibilidades de se avaliar: 

  • – Socialização e participação; 
  • – Equilíbrio emocional e motor; 
  • – Concentração e empenho; 
  • – Desenvolvimento cognitivo. 

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Brincar e se desenvolver 

Os momentos de descontração de jogos e brincadeiras também são espaços de aprendizado: 

  • – Desenvolvem força e equilíbrio de seus corpos e de sua saúde mental; 
  • – Promovem a autoestima; 
  • – Expandem a imaginação e criatividade; 
  • – Ajudam a assimilar, respeitar e a criar regras e procedimentos; 
  • – Promovem o raciocínio lógico; 
  • – Ajudam as crianças a compreender melhor seu lugar no mundo e nas relações com os outros; 
  • – Desenvolvem o senso de solidariedade e cooperação; 
  • – Ajudam na expressão de medos e inseguranças; 
  • – Mostram para as crianças que elas podem ser agentes de transformação; 
  • – Promovem a demonstração de talentos; 
  • – Auxiliam as crianças a perceberem suas capacidades de interferir no mundo ao seu redor e a transformá-lo. 

Vamos nos divertir! 

Claro que nem toda brincadeira deve ser observada com intencionalidade e buscando por respostas ou sinais. Na maior parte das vezes, quando brincam, as crianças entendem que há um espaço para sonhar, imaginar, se aventurar, planejar e construir; ou simplesmente para se movimentar, conviver e se divertir, ter a experiência da liberdade e se sentirem felizes.  

Em resumo: 

  • – Dizem que os adultos falam verdades quando brincam, quando fazem piadas. Entre as crianças isso fica muito claro; 
  • – Cultivar o hábito do brincar também é função da escola. No espaço escolar, as brincadeiras são fonte de diversão, mas também de observação; 
  • – Quando brincam, as crianças entendem que há um espaço para sonhar, imaginar, se aventurar, planejar e construir; ou simplesmente para se movimentar, se divertir, ter a experiência da liberdade e se sentirem felizes. 

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