Como criar um ambiente de estudo em casa?

20 de outubro de 2023 | Educação Infantil, Fundamental 1, Fundamental 2

– É a hora de estudar. É hora de estar em um lugar em que se sinta bem. 

Seu filho está em um mundo marcado pelo excesso de estímulos e distrações. Nesse contexto, é necessário que famílias e educadores cultivem hábitos de estudo, uma atividade que exige disciplina, atenção e paciência. O local onde a criança se dedica a essa tarefa é muito importante, pois influencia sua forma de agir e, assim, afeta sua produtividade. Deve ser um local onde ela sinta-se segura, tranquila, sem distrações, pronta para aprender. Um lugar em que ela tenha autonomia e o mais importante: deve ser um espaço onde ela se sinta bem! 

Cada criança é única 

O primeiro passo é conhecer a criança, levar em conta os horários em que ela produz mais: durante o dia, no início da manhã ou à noite? Ela precisa de silêncio, de solidão, da companhia de alguém? Ela gosta de estímulos visuais? Uma boa ideia seria usar as paredes para expor imagens que remetem aos estudos. Além disso, lembre-se de que a criança passa por transformações ao longo dos anos e seu local de estudo deve refletir essas mudanças, tanto do ponto de vista de recursos pedagógicos, quanto a própria decoração. 

Organização espacial e digital 

Manter o ambiente organizado é fundamental. Assim, todos os recursos necessários para o estudo, como papel, caneta e computador com boa qualidade de internet devem estar à mão e prontos para uso. Também, armários de fácil acesso e organizados são fundamentais. Da mesma forma, a organização digital deverá ser levada a sério: nomeação de arquivos, armazenamento em drives on-line ou pastas no próprio computador. Estimule o hábito de, assim que terminar a tarefa, seu filho deixe o local pronto para a próxima vez em que for utilizá-lo. 

Horários 

Converse com seus filhos e estabeleça horários para estudo, início e fim. Afinal, é uma medida que costuma ajudar muito no rendimento. Esse hábito poderá ajudá-los muito ao longo da vida escolar e profissional. Os adultos reconhecem facilmente a importância da disciplina e como o estabelecimento de horários é fundamental. Então, faça seus filhos verem que, se souberem se organizar, haverá tempo para todas as atividades que gostariam de fazer, como jogar ou encontrar os amigos, por exemplo.  

No CEB – Aprende-se a estudar 

Uma das atividades mais importantes do CEB são os Horários de Estudos (H. E.). Basicamente, são momentos que acontecem todos os dias, em que os alunos têm orientação específica e sistemática sobre como estudar. Para além do cuidado com o ambiente e organização para o momento de estudar, no H. E. do CEB, há também objetivos específicos voltados para o aprender a estudar, a se conhecer como estudante e, a partir daí, estabelecer procedimentos e desenvolver atitudes, tanto individualmente como em grupo. 

Em resumo: 

– O local onde a criança se dedica ao estudo é muito importante, ele influencia sua forma de agir e sua produtividade; 

– O primeiro passo é conhecer a criança, cada uma tem um local mais adequado; 

– Cuidar dos ambientes físico e digital é fundamental; 

– Estabeleça horários para estudo, início e fim. Este hábito costuma ajudar muito no rendimento ao longo da vida escolar e profissional; 

– Nos Horários de Estudo do CEB os alunos também aprendem a estudar, desenvolvendo procedimentos e atitudes que costumam segui-los em suas vidas profissionais. 

O Post não tem posts relacionados no momento

Receba notícias sobre a CEB. Inscreva-se

Entre em contato pelo WhatsAppÍcone do Whatsapp
Entre em contato pelo WhatsApp
Ícone do Whatsapp