Feliz ano novo escolar

17 de janeiro de 2023 | Volta às aulas

Que tudo se realize no ano que vai nascer. 

Assim como o ano novo, a volta às aulas traz a ideia de recomeço. Leve o espírito de renovação das esperanças e a força das promessas, tão natural do início de ano, para a volta às aulas. Afinal, muitas oportunidades estão à frente, com uma nova rotina e com tantas atividades e aprendizados que virão.  

O que você acha que pode melhorar em relação ao ano anterior? Inclua seu filho e filha nessa reflexão. Uma boa ideia é estabelecer metas. Como estamos começando e como queremos estar ao final do ano, semestre ou trimestre? Quais atitudes a desenvolver, como será a dedicação aos estudos, o que gostaria de mudar em relação ao ano anterior? Incentive seu filho a escrever e volte ao longo do ano a essas anotações.  

A volta às aulas é também uma oportunidade de refletir sobre o que significa a escola e o cotidiano escolar para seus filhos. É um momento em que você pode avaliar melhor a falta que os colegas fazem, ou se não fazem; de você perceber o valor que a escola tem para eles. Ouça o que eles têm a dizer. 

Não são só flores, claro. 

Há desafios em deixar a rotina das férias, em geral muito prazerosa: alguns têm mais dificuldade com uma rotina rígida, com a sensação de que terá muitos deveres a cumprir. Seja família ou estudantes, cada um enfrentará essa mudança à sua maneira. Uma atenção especial a isso é fundamental. A própria logística que envolve o período escolar pode ser desafiadora: trânsito, mudança de horários, atenção às lições de casa, à alimentação, entre tantas outras. Seguindo no espírito de oportunidade, o que podemos fazer diferente?  

Dicas que podem colaborar para uma volta às aulas mais suave e produtiva: 

  • Prepare os materiais com antecedência. Faça da compra dos materiais um evento divertido. Um estojo, um caderno, uma caneta novos, podem deixar seus filhos mais motivados para voltar à escola;  
  • Converse com seus filhos sobre receios que essa mudança traz. Faça-os ver que você os apoiará nesse momento; 
  • Antecipe os horários de sono e refeições. Estabelecer com antecedência uma rotina de horários mais parecida com que a família terá, costuma facilitar bastante a readaptação; 
  • Tenha paciência quanto às reações dos filhos, nem sempre será como gostaríamos; 
  • Promover encontros entre pais e os colegas também pode ajudar. 

A vida é feita de desafios. A volta às aulas pode nos fortalecer para os muitos que ainda virão.  

Feliz novo ano escolar! 

Em resumo: 

-  Encare a volta às aulas como oportunidade e inspire seus filhos a fazerem o mesmo; 

– Estabeleça metas juntamente com seus filhos. Volte a elas ao longo do ano; 

– Aproveite esse momento para refletir sobre a vida escolar; 

– Pequenas ações podem ajudar muito para uma volta mais tranquila. 

Receba notícias sobre a CEB. Inscreva-se

Entre em contato pelo WhatsAppÍcone do Whatsapp
Entre em contato pelo WhatsApp
Ícone do Whatsapp