Festa Junina na escola: é difícil uma festa tão rica quanto essa! 

10 de junho de 2024 | Educação Infantil

- Olha a chuva! Olha a cobra! E a diversidade! E a integração! E o aprendizado! 

A Festa Junina (na escola também) é uma das datas mais aguardadas nas comunidades de todo o país, seja em pequenas áreas rurais ou em grandes cidades. Há um sabor de infância nesse dia. As comidas típicas, as músicas e as brincadeiras trazem memórias afetivas muito vivas para a maioria das pessoas.  

Nas escolas, as festas juninas são ainda mais importantes, pois, além de uma situação de convivência de sua comunidade, elas são grandes oportunidades de aprendizado e integração, especialmente em uma escola que valoriza a cultura brasileira em seu currículo. Poucos países no mundo apresentam tanta diversidade cultural e as festas dessa época do ano são expressões ricas e vivas dessas tradições. 

No CEB, nessa época, o foco do trabalho é desenvolver o respeito pela diversidade de costumes e de manifestações artísticas das diferentes regiões do país. Os grupos de trabalho, envolvendo educadores e alunos são divididos para realizar estudos e exposições em diversos aspectos: gastronomia, costumes, brincadeiras tradicionais, roupas, músicas e danças. 

A festa junina, com suas cores, ritmos e brincadeiras, combina com a natural ludicidade do espaço escolar. Nas pesquisas envolvidas para a realização das exposições, as crianças entram em contato com tradições rurais brasileiras, com elementos culturais de povos de origem indígena, africana e europeia. O Brasil em estado mais vivo! Elas aprendem sobre história, geografia, folclore e gastronomia. Estudam sobre como os povos mantêm e transmitem seus conhecimentos de geração para geração. 

Mais do que para aprendizagem dos chamados conteúdos curriculares, a festa junina é um acontecimento ideal para o desenvolvimento das habilidades e competências mais diversas. Gosta de dançar e cantar? Tem a quadrilha! Prefere as artes plásticas? Trabalho não falta! Tem decoração de ambientes, preparação das exposições. Gosta de liderar um grupo e organizar os trabalhos? Pode escolher! O certo é que são tantas as oportunidades de ação que não faltam novidades para aprender. 

Somos todos educadores 

Outro conceito pedagógico importante do CEB presente na festa junina é a ideia de que todos somos educadores e temos contribuições a dar para a comunidade. Então, sempre há espaço para os diferentes educadores da escola se envolverem com as atividades, dando suas contribuições. 

Pode chegar! 

Na Festa Junina do CEB sempre tem exposição dos trabalhos com os resultados dos estudos dos alunos em salas-ambientes, para toda a comunidade. 

A Festa Junina é um dos eventos que mais combinam com a escola 

  • – Tem atividades para todo tipo de habilidade e competência: todos podem contribuir, não importando a idade ou nível conhecimento; 
  • – Para a sua realização há todo tipo de conhecimento envolvido: gastronomia, história, geografia, artes plásticas, língua portuguesa, música, expressão corporal ou artística; 
  • – É um espaço de encontro e convivência para todos os gostos; 

O Post não tem posts relacionados no momento

Receba notícias sobre a CEB. Inscreva-se

Entre em contato pelo WhatsApp Ícone do Whatsapp
Entre em contato pelo WhatsApp
Ícone do Whatsapp