Halloween nas escolas

27 de outubro de 2023 | Educação Infantil, Fundamental 1, Fundamental 2

Halloween! Dia do Saci! Dia do Saci?

O Halloween, em 31 de outubro, é uma data cuja origem é atribuída a festividades dos celtas, assimilada e ressignificada especialmente por países de língua inglesa e cada vez mais popular no Brasil, onde é também chamado de Dia das Bruxas. A palavra é uma simplificação das frases All Hallows ‘Eve ou All Hallows’ Evening, que significa, em português, “Véspera de Todos os Santos” ou “Noite de Todos os Santos”. A data ganhou grande repercussão em nosso país, principalmente pela ampla divulgação da indústria norte-americana do cinema e de séries de TV. 

Na escola, pode-se pensar nessa data somente como motivo para brincadeiras, “gostosuras ou travessuras” é um exemplo, ou fazer dela razão de pesquisa sobre diferentes culturas e de que maneira manifestações culturais podem ser apropriadas e ressignificadas por diferentes povos e religiões. Esse é um fenômeno bastante frequente e entendê-lo é muito importante para a compreensão de como as tradições se modificam e de como as culturas se formam. A data já foi relacionada à fertilidade da terra e de culto aos mortos, por exemplo, e é motivo de debates em contextos religiosos.

No CEB

Na festa de Halloween, em várias escolas há a liberação ou até incentivo para o uso de fantasias. No CEB, esta data é abordada nas aulas de inglês, com foco em sua representação cultural. De forma lúdica, com brincadeiras e fantasias, além de conversas e outros recursos pedagógicos, há atividades que promovem o estudo sobre essa comemoração, desde sua origem e significado, até como ela marca diferenças culturais. 

Dia do Saci

A associação do dia 31 de outubro ao Halloween ofusca o fato de que esse dia é dedicado oficialmente a um personagem do folclore brasileiro, o Saci-Pererê; no estado de São Paulo desde 2004 e no calendário nacional desde 2010.

A escolha dessa data para a comemoração de um personagem da tradição brasileira, com características africanas, pode ser interpretada como uma contraposição a uma influência cultural estrangeira. Essa é uma informação que pode enriquecer um debate, no espaço escolar, sobre influência e assimilação cultural.  

Em resumo

– Na escola, pode-se pensar no Halloween como motivo para brincadeiras, tais como “gostosuras ou travessuras”, ou fazer dela razão de pesquisa sobre diferentes culturas;

– A associação do dia 31 de outubro ao Halloween ofusca o fato de que esse dia é dedicado oficialmente a um personagem do folclore brasileiro, o Saci-Pererê;

– A reflexão sobre os motivos que levaram à definição dessa comemoração pode enriquecer um debate, no espaço escolar, sobre influência e assimilação cultural. 

O Post não tem posts relacionados no momento

Receba notícias sobre a CEB. Inscreva-se

Entre em contato pelo WhatsAppÍcone do Whatsapp
Entre em contato pelo WhatsApp
Ícone do Whatsapp