A importância da literatura para crianças 

6 de junho de 2023 | Educação Infantil, Fundamental 1, Fundamental 2

Quem gosta de ler nunca está sozinho 

É cada vez mais importante a aproximação entre as crianças e a literatura. Nossas vidas estão representadas nela e muitas respostas que buscamos já foram perseguidas por inúmeros personagens e estão à nossa espera nos livros. Por meio deles, crianças e jovens podem: 

–   Compreender melhor seus sentimentos; 
–   Entender seu espaço na sociedade; 
–   Desenvolver um olhar mais amplo, crítico e criativo; 
–   Ter contato com os conhecimentos e a cultura construídos ao longo de várias gerações; 
–   Entender melhor o Brasil, o mundo à sua volta e povos que nunca conheceram pessoalmente. 

Para abrir essa imensa porta 

A literatura infantil é uma excelente forma de acesso a esse universo, e quanto antes começar, melhor. Mas em um mundo com tantos estímulos e distrações, é fundamental que famílias e educadores apresentem esse universo às crianças. Um primeiro cuidado é perceber o momento pelo qual está passando o futuro leitor, suas motivações e seus gostos, e assim apresentar histórias que farão diferença em sua relação com o mundo. 

A contação de histórias é um excelente primeiro contato entre crianças e a literatura, além de promover alguns daqueles momentos que serão lembrados com muito carinho entre pais, mães e seus filhos. O próprio diálogo em família é muito facilitado a partir de histórias, que podem servir de exemplos e para reflexões que, sem o apoio delas, seriam muito abstratas. 

Contraposição às narrativas imediatistas 

Atualmente não há discussão sobre educação que não passe, em algum momento, pela interação com a internet, redes sociais e aplicativos diversos. Aí também a literatura pode exercer um papel muito importante: seu ritmo é outro, há um silêncio em ler que ajuda nossa reflexão, que nos convida a pensar distante da dinâmica marcada pela pressa e excessos do mundo virtual. 

Quem gosta de ler nunca está sozinho 

Todo leitor assíduo já viveu a emoção de ter personagens que o acompanham ao longo do dia e por muito tempo. Nossos assuntos se expandem e as vivências dos personagens iluminam nossa compreensão de mundo e sobre nós mesmos. Para quem lê, o tempo passa diferente: uma espera pode ser até bem-vinda quando se tem um livro nas mãos, não importa se físico ou e-book. O mesmo pode acontecer quando temos um bom filme para assistir em nossos celulares, mas a experiência é diferente: o texto literário pode ser usufruído em nosso ritmo e nos convida a exercer a imaginação, que para crianças ou jovens, é fundamental. 

Em resumo: 

–   Muitas respostas que buscamos já foram perseguidas por inúmeros personagens e estão à nossa espera nos livros; 
–   A contação de histórias promove alguns daqueles momentos que serão lembrados com muito carinho entre pais, mães e filhos; 
-    Há um silêncio em ler que ajuda nossa reflexão, que nos convida pensar distante da dinâmica marcada pela pressa e excessos do mundo virtual; 
– O texto literário pode ser usufruído em nosso ritmo e nos convida a exercer a imaginação, que para crianças ou jovens, é fundamental. 

Receba notícias sobre a CEB. Inscreva-se

Entre em contato pelo WhatsAppÍcone do Whatsapp
Entre em contato pelo WhatsApp
Ícone do Whatsapp