Quem gosta de ler nunca está sozinho
É cada vez mais importante a aproximação entre as crianças e a literatura. Nossas vidas estão representadas nela e muitas respostas que buscamos já foram perseguidas por inúmeros personagens e estão à nossa espera nos livros. Por meio deles, crianças e jovens podem:
– Compreender melhor seus sentimentos;
– Entender seu espaço na sociedade;
– Desenvolver um olhar mais amplo, crítico e criativo;
– Ter contato com os conhecimentos e a cultura construídos ao longo de várias gerações;
– Entender melhor o Brasil, o mundo à sua volta e povos que nunca conheceram pessoalmente.
A literatura infantil é uma excelente forma de acesso a esse universo, e quanto antes começar, melhor. Mas em um mundo com tantos estímulos e distrações, é fundamental que famílias e educadores apresentem esse universo às crianças. Um primeiro cuidado é perceber o momento pelo qual está passando o futuro leitor, suas motivações e seus gostos, e assim apresentar histórias que farão diferença em sua relação com o mundo.
A contação de histórias é um excelente primeiro contato entre crianças e a literatura, além de promover alguns daqueles momentos que serão lembrados com muito carinho entre pais, mães e seus filhos. O próprio diálogo em família é muito facilitado a partir de histórias, que podem servir de exemplos e para reflexões que, sem o apoio delas, seriam muito abstratas.
Atualmente não há discussão sobre educação que não passe, em algum momento, pela interação com a internet, redes sociais e aplicativos diversos. Aí também a literatura pode exercer um papel muito importante: seu ritmo é outro, há um silêncio em ler que ajuda nossa reflexão, que nos convida a pensar distante da dinâmica marcada pela pressa e excessos do mundo virtual.
Todo leitor assíduo já viveu a emoção de ter personagens que o acompanham ao longo do dia e por muito tempo. Nossos assuntos se expandem e as vivências dos personagens iluminam nossa compreensão de mundo e sobre nós mesmos. Para quem lê, o tempo passa diferente: uma espera pode ser até bem-vinda quando se tem um livro nas mãos, não importa se físico ou e-book. O mesmo pode acontecer quando temos um bom filme para assistir em nossos celulares, mas a experiência é diferente: o texto literário pode ser usufruído em nosso ritmo e nos convida a exercer a imaginação, que para crianças ou jovens, é fundamental.
– Muitas respostas que buscamos já foram perseguidas por inúmeros personagens e estão à nossa espera nos livros;
– A contação de histórias promove alguns daqueles momentos que serão lembrados com muito carinho entre pais, mães e filhos;
- Há um silêncio em ler que ajuda nossa reflexão, que nos convida pensar distante da dinâmica marcada pela pressa e excessos do mundo virtual;
– O texto literário pode ser usufruído em nosso ritmo e nos convida a exercer a imaginação, que para crianças ou jovens, é fundamental.