– Uma baleia-cinzenta mede dez Marianas.
Primeiramente, a Aprendizagem baseada em projetos é uma estratégia pedagógica em que alunos trabalham para a resolução de problemas ou compreensão de algum tema, utilizando conhecimentos ligados a diferentes disciplinas e competências. Para tratarmos de um tema como saneamento básico, por exemplo, são necessários conhecimentos de áreas como biologia, geografia, português, matemática, química, entre outras, dependendo da abrangência e profundidade a ser tratado.
É cada vez mais comum o ensino de conteúdos por meio de projetos, e é natural que seja assim. A forma como resolvemos problemas, seja profissionalmente, seja em nossas vidas pessoais, se parece mais com o trabalho baseado em projetos do que com o aprendizado compartimentalizado dentro de cada disciplina.
Os trabalhos por projetos favorecem o desenvolvimento de diversas competências e habilidades, além de contribuir para:
– Gerar mais interesse entre os alunos;
– Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo;
– Integrar os conhecimentos;
– Dar sentido aos conteúdos estudados;
– Desenvolver a autonomia;
– Aumentar o protagonismo dos alunos;
– Aproximar estudantes e educadores.
O aprendizado baseado em projetos é mais natural na Educação Infantil, período em que os conteúdos ainda não estão organizados por disciplinas. Desse modo, as crianças tendem a encarar os desafios de forma mais lúdica.
Em geral, nessa fase, as crianças não têm clareza sobre o que estão fazendo quando pesquisam. Então, parte da intenção dos educadores deve ser introduzir a metodologia científica com os cuidados que uma pesquisa mais rigorosa exige, sem perder a espontaneidade e envolvimento que as crianças naturalmente têm.
As crianças devem estudar e pensar sobre o que são fontes de informação, ainda mais importante em uma época de disseminação em larga escala de informações falsas, e sobre os objetivos parciais e as conquistas ao percorrer o caminho correto de uma pesquisa.
O tema e a profundidade da pesquisa podem variar de acordo com a idade do pesquisador, mas o foco deve estar no desenvolvimento de competências e habilidades, além de ser um meio para se trabalhar conceitos das diferentes áreas (português, matemática etc.).
Para manter o interesse das crianças e garantir conquistas cognitivas, os projetos desenvolvidos na Educação Infantil devem usar recursos pedagógicos mais concretos. Um exemplo, que aconteceu no CEB recentemente, foi estabelecer a medida de uma baleia-cinzenta. As crianças chegaram à conclusão que a melhor unidade de medida para ter uma ideia mais clara da grandeza dessa baleia seria a altura da colega Mariana. Assim, eles descobriram que essa baleia é realmente grande: “ela tem o tamanho de dez Marianas!”.
– Os trabalhos por projetos favorecem o desenvolvimento de diversas competências e habilidades;
– O aprendizado baseado em projetos é mais natural nos primeiros anos escolares, período em que os conteúdos ainda não estão organizados por disciplinas;
– Parte da intenção dos educadores deve ser introduzir a metodologia científica com os cuidados que uma pesquisa mais rigorosa exige, sem perder a espontaneidade e envolvimento que as crianças naturalmente têm.
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