Qual é a importância do trabalho com projetos na Educação Infantil?

27 de novembro de 2023 | Educação Infantil, Fundamental 1, Fundamental 2

Uma baleia-cinzenta mede dez Marianas.

Primeiramente, a Aprendizagem baseada em projetos é uma estratégia pedagógica em que alunos trabalham para a resolução de problemas ou compreensão de algum tema, utilizando conhecimentos ligados a diferentes disciplinas e competências. Para tratarmos de um tema como saneamento básico, por exemplo, são necessários conhecimentos de áreas como biologia, geografia, português, matemática, química, entre outras, dependendo da abrangência e profundidade a ser tratado.  

É cada vez mais comum o ensino de conteúdos por meio de projetos, e é natural que seja assim. A forma como resolvemos problemas, seja profissionalmente, seja em nossas vidas pessoais, se parece mais com o trabalho baseado em projetos do que com o aprendizado compartimentalizado dentro de cada disciplina. 

Os trabalhos por projetos favorecem o desenvolvimento de diversas competências e habilidades, além de contribuir para: 

– Gerar mais interesse entre os alunos; 

– Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo; 

– Integrar os conhecimentos; 

– Dar sentido aos conteúdos estudados; 

– Desenvolver a autonomia; 

– Aumentar o protagonismo dos alunos; 

– Aproximar estudantes e educadores. 

O que há por trás de uma pesquisa sobre joaninha? 

O aprendizado baseado em projetos é mais natural na Educação Infantil, período em que os conteúdos ainda não estão organizados por disciplinas. Desse modo, as crianças tendem a encarar os desafios de forma mais lúdica.  

Em geral, nessa fase, as crianças não têm clareza sobre o que estão fazendo quando pesquisam. Então, parte da intenção dos educadores deve ser introduzir a metodologia científica com os cuidados que uma pesquisa mais rigorosa exige, sem perder a espontaneidade e envolvimento que as crianças naturalmente têm. 

As crianças devem estudar e pensar sobre o que são fontes de informação, ainda mais importante em uma época de disseminação em larga escala de informações falsas, e sobre os objetivos parciais e as conquistas ao percorrer o caminho correto de uma pesquisa. 

O tema e a profundidade da pesquisa podem variar de acordo com a idade do pesquisador, mas o foco deve estar no desenvolvimento de competências e habilidades, além de ser um meio para se trabalhar conceitos das diferentes áreas (português, matemática etc.). 

Abstrato e concreto 

Para manter o interesse das crianças e garantir conquistas cognitivas, os projetos desenvolvidos na Educação Infantil devem usar recursos pedagógicos mais concretos. Um exemplo, que aconteceu no CEB recentemente, foi estabelecer a medida de uma baleia-cinzenta. As crianças chegaram à conclusão que a melhor unidade de medida para ter uma ideia mais clara da grandeza dessa baleia seria a altura da colega Mariana. Assim, eles descobriram que essa baleia é realmente grande: “ela tem o tamanho de dez Marianas!”. 

Em resumo 

– Os trabalhos por projetos favorecem o desenvolvimento de diversas competências e habilidades; 

– O aprendizado baseado em projetos é mais natural nos primeiros anos escolares, período em que os conteúdos ainda não estão organizados por disciplinas; 

– Parte da intenção dos educadores deve ser introduzir a metodologia científica com os cuidados que uma pesquisa mais rigorosa exige, sem perder a espontaneidade e envolvimento que as crianças naturalmente têm. 

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