Como preparar os filhos para o início do ano letivo? 

24 de janeiro de 2024 | Volta às aulas

A volta às aulas traz a oportunidade de fazer diferente, de fazer melhor!  

Com a volta às aulas, podemos escrever uma nova história. Tomar aquilo que foi bom no ano anterior, estabelecer metas e um planejamento para fazer ainda melhor no ano escolar que começa. E o melhor é fazermos isso junto com nossos filhos. Saber como preparar os filhos para o início do ano letivo 2024 é promover uma reflexão nas mudanças de ciclos é um hábito que deve nos acompanhar por toda a vida. Incentivar nossos filhos a fazer isso é um grande presente para eles.  

O que foi bom no ano passado? 

Se tivermos registrado essa mesma reflexão no início do ano passado, será muito interessante revermos. O que conseguimos cumprir? O que esquecemos ao longo do ano? Por que não fizemos? Continuamos querendo as mesmas coisas? Perguntas como essas são naturais para os adultos; para uma criança, podem exigir um nível mais complexo de abstração, mas vale a pena! 

O que você acha que pode melhorar em relação ao ano anterior? 

Neste início de ano letivo, inclua seu filho e sua filha nessa reflexão. Como estamos começando e como queremos estar ao final do ano, semestre, bimestre ou trimestre? Quais atitudes desenvolver, como será a dedicação aos estudos e às relações que acontecem no espaço coletivo, o que gostaria de mudar em relação ao ano anterior? Incentive seu filho e sua filha a escrever e volte algumas vezes ao longo do ano a essas anotações. Assim, você poderá ajudá-los a rever algumas atitudes.  

💡 Leia mais no nosso blog: Veja o artigo “Qual é a importância do trabalho com projetos na Educação Infantil?” e saiba mais sobre nosso ensino na Educação Infantil.

Com os pequenos também é possível um bate-papo. Antecipar situações, pensar em como será a turma, os educadores e as atividades. Conversar sobre rever pessoas, coisas que gostaria de contar e saber sobre os outros…  

A volta às aulas é uma oportunidade de pensar sobre o significado da escola para seus filhos, para refletir sobre tudo que o ela envolve, para além da aprendizagem de conteúdos. Refletir sobre os colegas e professores, avaliar os papéis e a importância de cada um é fundamental. Procure ver se há incômodos no cotidiano escolar de seus filhos e busque atuar para ajudá-los a enfrentar essas situações. Sendo no início do ano letivo, é mais fácil do que mais para o final do ano .  

Há aspectos práticos que podem auxiliar muito no início do ano letivo: 

  • – Na volta às aulas, ajude seus filhos a preparar os materiais didáticos com antecedência para o início do ano letivo. Renovar canetas, estojos, cadernos e agenda pode ser um evento divertido e simbólico do que queremos que aconteça no novo ano escolar, além de contribuir para o desenvolvimento da organização para o trabalho; 
  • – Antecipe os horários de sono e refeições. Estabelecer com antecedência uma rotina de horários mais parecida com que a família terá, pode facilitar bastante a readaptação; 
  • – Monte um quadro visível para todos da família com os novos horários, ao menos para os primeiros meses do ano: atividades escolares, entrada e saída da escola, atendimentos de saúde, compromissos extra escolares, etc; 
  • – Nos primeiros dias, acompanhe seus filhos nas tarefas escolares que eventualmente levarão para casa e ajude-os nas dificuldades que podem ter nesse início. Em pouco tempo, já estarão mais independentes novamente; 
  • – As reações à volta às aulas são diferentes para cada um. Observe essas reações e procure ser paciente e acolhedor. 

A volta às aulas pode ser mais uma oportunidade para fortalecer nossos filhos e unir ainda mais a família. 

Em resumo

  • – A volta às aulas é uma grande oportunidade de fazer balanços e promover melhorias de atitude e desempenho; 
  • – Há várias providências simples que você poderá tomar para auxiliar seus filhos; 
  • – Aproveite para ver se há incômodos no cotidiano escolar de seus filhos e busque atuar para ajudá-los a enfrentar essas situações. 

O Post não tem posts relacionados no momento

Receba notícias sobre a CEB. Inscreva-se

Entre em contato pelo WhatsAppÍcone do Whatsapp
Entre em contato pelo WhatsApp
Ícone do Whatsapp