A volta às aulas traz a oportunidade de fazer diferente, de fazer melhor!
Com a volta às aulas, podemos escrever uma nova história. Tomar aquilo que foi bom no ano anterior, estabelecer metas e um planejamento para fazer ainda melhor no ano escolar que começa. E o melhor é fazermos isso junto com nossos filhos. Saber como preparar os filhos para o início do ano letivo 2024 é promover uma reflexão nas mudanças de ciclos é um hábito que deve nos acompanhar por toda a vida. Incentivar nossos filhos a fazer isso é um grande presente para eles.
Se tivermos registrado essa mesma reflexão no início do ano passado, será muito interessante revermos. O que conseguimos cumprir? O que esquecemos ao longo do ano? Por que não fizemos? Continuamos querendo as mesmas coisas? Perguntas como essas são naturais para os adultos; para uma criança, podem exigir um nível mais complexo de abstração, mas vale a pena!
Neste início de ano letivo, inclua seu filho e sua filha nessa reflexão. Como estamos começando e como queremos estar ao final do ano, semestre, bimestre ou trimestre? Quais atitudes desenvolver, como será a dedicação aos estudos e às relações que acontecem no espaço coletivo, o que gostaria de mudar em relação ao ano anterior? Incentive seu filho e sua filha a escrever e volte algumas vezes ao longo do ano a essas anotações. Assim, você poderá ajudá-los a rever algumas atitudes.
💡 Leia mais no nosso blog: Veja o artigo “Qual é a importância do trabalho com projetos na Educação Infantil?” e saiba mais sobre nosso ensino na Educação Infantil.
Com os pequenos também é possível um bate-papo. Antecipar situações, pensar em como será a turma, os educadores e as atividades. Conversar sobre rever pessoas, coisas que gostaria de contar e saber sobre os outros…
A volta às aulas é uma oportunidade de pensar sobre o significado da escola para seus filhos, para refletir sobre tudo que o ela envolve, para além da aprendizagem de conteúdos. Refletir sobre os colegas e professores, avaliar os papéis e a importância de cada um é fundamental. Procure ver se há incômodos no cotidiano escolar de seus filhos e busque atuar para ajudá-los a enfrentar essas situações. Sendo no início do ano letivo, é mais fácil do que mais para o final do ano .
A volta às aulas pode ser mais uma oportunidade para fortalecer nossos filhos e unir ainda mais a família.
O Post não tem posts relacionados no momento