O que faz da escola uma escola? 

19 de março de 2024 | Educação Infantil

Aprende-se em todos os lugares. Aprender na escola é diferente? 

A escola deve ser o espaço de criação de um futuro melhor, muitas vezes, inclusive, diferente daquele imaginado pelos próprios educadores ou famílias. Um lugar que apresenta aos jovens o mundo como ele é e dá espaço para eles criarem o mundo que será. Um lugar que os encoraje a ousar, cometer erros novos, não aqueles que já cometemos, e a aprender com isso. Afinal, a escola é a instituição que deve fortalecer aqueles que estão chegando para enfrentar as vidas imprevisíveis que terão. 

Mundo novo: a escola

A escola é o primeiro lugar onde a criança deixa de ser o centro de uma rotina familiar e passa a ser mais um entre vários, alguém que pode ver diferentes formas de pensar e modos de estar no mundo, seja de colegas, como de educadores. Um mundo novo a ser vivenciado. 

Nos embates que se darão no espaço escolar, a criança se fortalece, torna-se estudante e, por fim, alguém que irá traçar seus caminhos autonomamente. Esses embates estão na conquista de novas amizades, de se fazer ouvir, nos enfrentamentos para adquirir disciplina e conhecimentos, sempre com a orientação de educadores, mas com a exigência de enfrentar seus desafios sendo mais um entre outros e não o centro de todas as atenções da família.  

Para promover a autonomia a escola deve ajudar seus alunos e alunas a desenvolver: 

  • – o poder de questionar o estabelecido; 
  • – a humildade quanto ao próprio conhecimento; 
  • – a capacidade de elaborar e depois comunicar suas próprias visões.  

Para isso, são necessárias características próprias da instituição escolar: 

  • – diversidade de pensamentos, que inclui aprender a ouvir e respeitar; 
  • – a intencionalidade em cada ato educativo; 
  • – espaços que coordenam convivência e recursos pedagógicos; 
  • – um currículo organizado a partir de exigências oficiais, das conquistas científicas e sociais, levando em conta as ambições das famílias e dos educadores. 

Assim como o mundo, a escola não está pronta 

A instituição escolar é uma conquista da humanidade que ainda não está pronta. Para continuar a se desenvolver é necessário realizar, na prática, aquilo que deseja aos próprios alunos: desconfiar do estabelecido, ter humildade quanto às suas convicções, saber ouvir e se comunicar. 

📰 Leia mais artigos no nosso blog. Veja como a família pode ajudar na alfabetização.

No CEB 

O CEB nasce como um espaço de recreação e convivência entre crianças, sempre acompanhadas pela mediação de educadores e não simplesmente cuidadores ou organizadores de atividades lúdicas. Sete anos após o início de suas atividades, torna-se uma escola como conhecemos. Aí está o DNA do CEB: a valorização da convivência, das interações com foco no aprendizado colaborativo, fundamentado no sociointeracionismo. 

Em 2018, quando veio a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com suas preocupações quanto ao desenvolvimento socioemocional, não foi um desafio para o CEB, pois todas as questões apontadas por ela já faziam parte da prática cotidiana da escola. 

Em resumo: 

  • – A escola deve ser o espaço de criação de um futuro melhor, muitas vezes diferente daquele imaginado pelos próprios educadores ou famílias; 
  • – A escola deve desenvolver o poder de questionar o estabelecido, a humildade quanto ao próprio conhecimento, a capacidade de elaborar e depois comunicar suas próprias visões; 
  • – A escola é uma conquista da humanidade que ainda não está pronta. 

O Post não tem posts relacionados no momento

Receba notícias sobre a CEB. Inscreva-se

Entre em contato pelo WhatsApp Ícone do Whatsapp
Entre em contato pelo WhatsApp
Ícone do Whatsapp