Apesar de existir há muitos anos, o sociointeracionismo, ou melhor, a concepção sociointeracionista na educação está mais atual do que nunca. Isto é, nunca foram tão valorizadas competências que envolvem interações em grupo, tais como comunicação, resolução de conflitos e trabalho em equipe, especialmente no mercado de trabalho.
As escolas que orientam seu trabalho por essa metodologia entendem a aprendizagem centrada na interação com o outro, sejam professores ou colegas. Dessa forma, acreditam que a mediação do outro é fundamental para compreender o mundo e transformá-lo. Assim sendo, esta é uma metodologia que promove fortemente habilidades socioemocionais e relacionamentos interpessoais, tão importantes nos nossos dias. A participação, a manifestação e a colaboração dos estudantes estão no centro do trabalho pedagógico.
Na concepção sociointeracionista, o contexto sociocultural de uma pessoa é determinante para o seu aprendizado e desenvolvimento. Ou seja, cada indivíduo é profundamente influenciado por suas interações com os outros e com o mundo ao seu redor. Além disso, um outro aspecto fundamental é a valorização dos repertórios sociais e culturais do estudante. Seus valores são respeitados e contribuem para o aprendizado de seus colegas.
Como as famílias podem verificar isso no cotidiano escolar? Isso pode ser verificado em uma escola com essa abordagem promove espaços coletivos de vivências, tais como projetos multietários, valoriza trocas de experiências e momentos de colaboração, além de reservar especial atenção aos relacionamentos que se formam no ambiente escolar.
No CEB, são exemplos da abordagem sociointeracionista:
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