Há vários tipos de datas comemorativas: cívicas, religiosas, familiares e comerciais.
Muitas famílias ainda têm a memória da infância em que eram comemoradas datas na escola, daí é natural esperar que seus filhos tenham essa vivência. No CEB, pensa-se na origem e natureza de cada data antes da pergunta: qual deve ser o papel de uma escola frente a elas?
Quanto às datas religiosas, o valor mais importante é o respeito às crenças de cada família. Em uma escola laica, há os que professam diversas religiões, com maior ou menor envolvimento: católicos, evangélicos, judeus, budistas, de matriz africana, entre outras. Além das famílias ateias. Portanto, a posição do CEB é respeitar as particularidades das famílias e não mobilizar a escola toda em uma data religiosa. Ainda assim, na Páscoa cristã é oferecido um chocolate a cada aluno.
Dia das Mães e Dia dos Pais são datas cuja importância varia para cada família. Vemos que na sociedade há uma crescente diversidade em relação à formação familiar, seja por questões de gênero, seja por uma mesma pessoa formar famílias diferentes devido a mais de um casamento, seja por falecimento de um dos responsáveis, entre outras situações. O CEB respeita essas diversas dinâmicas e situações, portanto não mobiliza a escola toda para essas celebrações, deixando para a intimidade do ambiente familiar. No entanto, a escola marca essa data oferecendo uma lembrança simbólica a cada mãe ou pai. É uma delicadeza da escola para simbolizar datas que em geral reúnem um afeto especial.
A escola não para suas atividades cotidianas para comemorações coletivas de datas cívicas, como Dia da Independência ou da República. No entanto, por trás dessas datas está a valorização da cidadania, que é trabalhada sistematicamente, em todos os níveis escolares, por meio dos mais diversos temas: democracia, respeito, debate sobre direitos e deveres, a valorização da convivência harmoniosa e a importância da comunidade.
O CEB promove projetos no contexto de sala de aula ou que envolvem um conjunto de salas cujos temas se relacionam aos valores que devem ser trabalhados, diariamente, e não somente em dias específicos, como ocorre em datas comemorativas. São dinâmicas mais próprias a uma reflexão aprofundada sobre as datas, sem a mobilização de toda a escola.
Um valor fundamental da escola é a autonomia dos educadores que podem promover atividades pontuais em suas classes, como em atividades envolvendo também datas comemorativas, em produções artísticas ou debates, por exemplo. O ambiente de sala de aula é favorável a observar e respeitar as particularidades de cada estudante, e trabalhar a partir delas.
- No CEB, pensa-se na origem e natureza de cada data comemorativa antes da pergunta: qual deve ser o papel de uma escola frente a elas?
- A posição do CEB é respeitar as particularidades de cada família e não mobilizar a escola toda em datas comemorativas;
- Mesmo sem mobilização de toda a escola, há pequenas ações que podem marcar, ao longo do ano todo, valores que, muitas vezes, são trabalhados apenas em datas específicas, como em datas comemorativas;
- Por opção dos professores, há atividades pedagógicas no ambiente da sala de aula que podem abordar, inclusive, as datas comemorativas.