Matemática na Educação Infantil

29 de maio de 2024 | Educação Infantil

–   “A vivência de experiências matemáticas adequadas desafia as crianças a explorarem ideias relacionadas com padrões, formas, número e espaço duma forma cada vez mais sofisticada”

Jean Piaget 

Matemática (na educação infantil ou não) é o lugar das relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaciais e temporais. São grandezas com as quais lidamos cotidianamente ao longo de toda a vida.  

Desde cedo, as crianças escutam seus familiares dizendo palavras que designam números em momentos corriqueiros, como ao falarem da quantidade de produtos em supermercados e compararem seus preços; das horas de voo ou quilômetros rodados necessários para se chegar a algum destino; ao responderem sobre as idades dos filhos a amigos da família, por exemplo. 

Na escola já há muito conhecimento de como lidar com o ensino de matemática na educação infantil. Mas em casa, o que se pode fazer para potencializar o desenvolvimento desse aprendizado? 

Matemática em casa 

A família pode ajudar no desenvolvimento matemático das crianças, promovendo jogos e brincadeiras simples: 

  • –   Brincar de correr com o desafio de transpor obstáculos; 
  • –   Adivinhar quanto tempo passou desde um marco inicial estabelecido pelos adultos (utilizar cronômetro); 
  • – Conversar sobre a numeração de prédios, casas e ruas, crescente e decrescente, pares e ímpares; 
  • –   Imaginar formas diferentes de organizar um armário ou os brinquedos; 
  • –   Contar o número de vezes que um determinado objeto foi visto durante um passeio de carro; 
  • –   Incentivar o planejamento de ações cotidianas, tais como “quando devemos sair para não nos atrasar?”; 
  • –   Contar histórias em que a matemática tenha um papel importante; 
  • –   Estimular a escuta de músicas que possibilitem uma percepção mais clara de sua relação com a matemática. 

Na escola (e talvez em casa também) 

Na Educação Infantil, as crianças devem estar em ambientes e contextos em que são estimuladas a observar, pensar, interpretar e a gostar de desafios em que são confrontadas com problematizações de situações diversas e complexidades crescentes. Pensar matematicamente sobre um problema requer habilidades de somar, subtrair e relacionar, levando em conta as diversas propriedades dos objetos, tais como cor, forma e tamanho. 

Assim como acontece em casa, na escola conhecimentos matemáticos também são desenvolvidos em situações corriqueiras: quando as crianças dividem seu lanche com os amigos ou quando organizam-se para uma brincadeira, por exemplo. Sem correr o risco de ser enfadonho é importante educadores e familiares apontarem para as crianças a presença da matemática em momentos como esses. Assim, elas terão a chance de valorizar a matemática, a reconhecendo como algo vivo em suas vidas.

📖Veja mais sobre a metodologia no CEB na educação infantil dentro do nosso blog. Leia o blog onde falamos sobre o ENEM aqui.

Em resumo: 

  • –   Matemática é o lugar das relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaciais e temporais; 
  • –   A família pode ajudar no desenvolvimento matemático das crianças, promovendo jogos e brincadeiras simples; 
  • –   Sem ser enfadonho, é importante educadores e familiares apontarem para as crianças a presença da matemática em seus cotidianos. Assim, elas terão a chance de valorizar a matemática, a reconhecendo como algo vivo em suas vidas.  

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