Férias escolares dos filhos x trabalho: como lidar?

12 de dezembro de 2022 | Educação Infantil, Férias, Fundamental 1, Fundamental 2

“A amiga solteira liga para sua amiga casada, com filhos e que trabalha muito: 

A solteira diz: 

– Como estão as coisas? 

A casada responde: 

– Ótimas! Amanhã voltam as aulas e começam meus cinco meses de férias.” 

Essa pode ser uma piada, sem graça talvez, mas é realidade para muitas mães e pais. Só que não precisa ser assim. Pode-se encarar o desafio de conciliar trabalho com férias escolares como uma oportunidade. 

Por mais difícil que possa parecer no início, as férias escolares podem trazer uma saudável mudança na sua própria rotina, enquanto reinventa e acompanha o novo cotidiano dos filhos. 

 

Algumas dicas que podem ajudar muito 

A simples mudança de atividades pode ser ainda mais revigorante do que passar os dias descansando, sem fazer nada. O esforço inicial está em buscar alternativas, pensar diferente. Um primeiro passo é conseguir referências com pessoas que você ache interessantes, que costumam fazer passeios dos quais você não tinha ouvido falar. 

Da mesma forma, pesquise no Instagram e em sites que você não costuma acessar. Arrisque algum passeio novo. Busque uma agenda cultural, tente restaurantes e lanchonetes diferentes. Por que não ir a lugares que “só turistas vão”? Eles podem se desdobrar em oportunidades que você nem sabia que existiam. Por que não arriscar passeios que você fazia quando era criança? Se não for tão divertido para seus filhos no início, pelo menos será uma oportunidade de eles conhecerem o que você gostava de fazer, quando era criança. E pode ser divertido para você! 

Faça uma lista de lugares e promova uma votação; ou, para os mais ousados, que tal um sorteio? Vocês poderão ter uma boa surpresa. Se não for grande coisa, pelo menos o próprio sorteio já é uma novidade. 

As férias também podem trazer a possibilidade de novas conexões, ou retomar antigas. Há quanto tempo seus filhos não encontram aqueles vizinhos que eram tão queridos? E aqueles primos que moram um pouco mais distante? Como provavelmente todos estão enfrentando o mesmo “desafio de férias em São Paulo”, esse é o momento perfeito para os reencontros. 

  

Uma escola diferente nas férias 

O frescor que traz a mudança de rotina também é levado em consideração no CEB no período das férias. 

Por mais que os alunos gostem de frequentar a escola nos meses de aulas regulares, as novidades que os alunos têm nas férias já trazem a ideia de uma nova experiência, com a vantagem de que pessoas de quem eles gostam estarão ao seu lado. 

São novidades nas atividades, nas “culinárias”, na promoção de novas amizades e nos horários. Os horários mais flexíveis nesse período ajudam as famílias que querem fazer passeios com seus filhos durante a semana. 

Quem sabe você não aproveita as férias para conhecer coisas novas que poderão acompanhar a família nos outros meses do ano?

Em resumo 

·      Encare as férias de seus filhos como uma oportunidade de reinventar sua própria rotina e a da família também. 

·      Pense diferente, busque novas referências. 

·      Férias são excelentes para reencontros e novas amizades. 

·      As novidades no CEB durante as férias trazem aos alunos esse frescor que é tão importante para todos nós.  

Receba notícias sobre a CEB. Inscreva-se

Entre em contato pelo WhatsAppÍcone do Whatsapp
Entre em contato pelo WhatsApp
Ícone do Whatsapp